Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7779

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPaiva Dionisio, Angela pt_BR
dc.contributor.authorPereira Borba, Palomapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:35:43Z-
dc.date.available2014-06-12T18:35:43Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationPereira Borba, Paloma; Paiva Dionisio, Angela. Leitura e Interdisciplinaridade no contexto escolar; exemplo do ENEM. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7779-
dc.description.abstractO fenômeno da compreensão textual é um dos aspectos abordados com maior destaque nos instrumentos de avaliação em larga escala no nosso país. Levando em consideração o viés interdisciplinar inerente à leitura, bem como a influência que tais exames exercem sobre a elaboração dos currículos escolares, o presente trabalho tem por objetivo analisar o espaço concedido ao ensino de leitura e à adoção de práticas interdisciplinares na escola, tomando como exemplo o Enem Exame Nacional do Ensino Médio. São analisadas 20 questões do referido exame, as quais fazem parte das edições de 1999 a 2005. O critério básico utilizado na seleção das questões foi a presença de textos que fizessem uso do recurso da quadrinização em seus gêneros, os quais fazem parte do cotidiano dos alunos, inclusive de suas práticas de letramento não-escolares. Tomamos como base para análise a concepção de leitura como atividade interativa, social, cultural e historicamente constituída. Desta dimensão sócio-interativa faz parte também a noção de letramento e a perspectiva de intertextualidade como um recurso interdisciplinar, conceitos que orientam essa dissertação. A proposta do Enem é avaliar o aluno através da testagem de suas competências e habilidades, destacando a leitura, a interdisciplinaridade e a resolução de situações-problema como conceitos fundamentais. A análise da Matriz de Competências e das questões selecionadas subsidiou o estudo, o qual revela a dificuldade em definir interdisciplinaridade, dada a complexidade do conceito. Esta constatação justifica que, mesmo apontando, em seus documentos oficiais, a natureza interdisciplinar do exame, na prática, muitas vezes não é possível verificar a relação entre as áreas do conhecimento na elaboração das questões. Sendo assim, o trabalho serve para ampliar as discussões sobre a viabilidade da interdisciplinaridade no contexto escolar atualpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleLeitura e Interdisciplinaridade no contexto escolar; exemplo do ENEMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo7472_1.pdf1,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons