Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7731
Título: Palavras torpes : Blasfêmia na primeira visitação do santo ofício às partes do Brasil (Pernambuco, 1593-1595).
Autor(es): Goiana Novaes Menezes, Raul
Palavras-chave: Inquisição; Visitação; Transgressões; Blasfêmia
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Goiana Novaes Menezes, Raul; de Azambuja Ribeiro, Marília. Palavras torpes : Blasfêmia na primeira visitação do santo ofício às partes do Brasil (Pernambuco, 1593-1595).. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Esta pesquisa discorre sobre o delito de blasfêmia no âmbito da Primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil, especificamente Pernambuco, entre os anos de 1593 a 1595. Investigando as legislações régias, canônicas e inquisitoriais, além dos manuais de confissão, buscamos elaborar uma genealogia das definições jurídicas e teológicas daquilo que se compreendia por blasfêmia a época em questão, visualizando assim, as concepções utilizadas pelos inquisidores para enquadrar os desviantes, no que diz respeito à pronúncia de palavras desrespeitosas para com pessoas e assuntos divinos. A partir da delimitação do conceito de blasfêmia, embasada nos dispositivos legislativos em vigor no Portugal quinhentista, nos voltamos para a análise do Livro de Denunciações e Confissões para apresentarmos casos do referido delito, registrados por ocasião da passagem da Visitação pela capitania Duartina. São casos que nos fornecem detalhes do cotidiano na colônia e nos remetem a questões relacionadas às interpretações, erros ou desrespeitos ao catolicismo em fins do século XVI
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7731
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo765_1.pdf912,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.