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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Nelly Medeiros dept_BR
dc.contributor.authorPEÑA-ALFARO, Alex Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:34:41Z
dc.date.available2014-06-12T18:34:41Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationAntonio Peña-Alfaro, Alex; Medeiros de Carvalho, Nelly. Estratégias discursivas de persuasão em um discurso religioso neo-pentecostal. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7707
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo o discurso religioso do grupo neopentecostal chamado Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fundado em 1978 no Rio de Janeiro, Brasil, por um grupo de dissidentes da Igreja Nova Vida. O objetivo deste estudo é realizar uma análise discursiva das estratégias de persuasão utilizadas pela IURD nas suas práticas sociodiscursivas: pregações, comunicações, propaganda e escritos, conjunto denominado aqui de discurso iurdiano. A escolha deste tema se deve à relevância social do fenômeno da IURD enquanto instituição religiosa de grande projeção no Brasil e no exterior, onde também atua. A IURD alcança hoje milhões de pessoas com sua mensagem religiosa. Utiliza para isto um complexo de meios de comunicação de massa, o que lhe proporciona uma capacidade imensa de atingir ideologicamente a população. O estudo utiliza a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, que considera o discurso como uma prática social dentro de um contexto sociocultural, analisa níveis e estratégias discursivas usadas para descrever e explicitar suas funções tanto nos textos como sociais, que são os propósitos e metas comunicativos e sociais dos participantes na interação discursiva. Complementam o marco teórico: a Ideologia, a Retórica, a Propaganda, Publicidade e Marketing. A hipótese básica é de que ocorre uma colonização na ordem do discurso iurdiano pelos sistemas da economia e mercado.O corpus principal é composto de textos do jornal eletrônico Folha Universal especificamente da coluna de opinião, do bispo Macedo; e de outra de interpretação, de reportagem coletados no período de agosto de 2003 a outubro de 2004, num total de 53 edições. Complementam este corpus citações de outras publicações da IURD. Os textos selecionados são analisados nos níveis pragmático, argumentativo, retórico e ideológico, buscando identificar as estratégias discursivas de persuasão. Os resultados são a identificação dos argumentos, metáforas, falácias e hipérboles mais usados e a análise das funções discursivas textuais e sociais desempenhadas no discurso religioso iurdianopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscurso religiosopt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.titleEstratégias discursivas de persuasão em um discurso religioso neo-pentecostalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

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