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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7684

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Brandão de Aguiar, Sylvana pt_BR
dc.contributor.authorFerreira Lacerda, Willpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:34:31Z-
dc.date.available2014-06-12T18:34:31Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationFerreira Lacerda, Will; Maria Brandão de Aguiar, Sylvana. O estado legal que não avalia questionamentos sobre subvenções sociais na educação infantil em escolas comunitárias do Recife. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7684-
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado tem por objetivo contextualizar a necessidade de institucionalização de um sistema de avaliações estruturadas na educação infantil da Cidade do Recife ministrada por escolas comunitárias. Sistema esse, que trate a educação infantil em todos os seus aspectos, desde a estrutura física da escola, formação e capacitação dos docentes, desenvolvimento do aluno, nível nutricional do alimento oferecido na merenda até às ações complementares das escolas em relação aos pais e responsáveis. A análise acurada de elementos conceituais como o Estado Gerencial adotado no Brasil e seus efeitos alguns inclusive, ainda esperados; O Terceiro Setor origem e dependência financeira em relação ao Estado; Subvenções Sociais possibilidade legal e ausência de aferição da eficiência, eficácia e efetividade; aliados aos números da Realidade Recifense possibilitaram preocupantes conclusões do tipo: Sem avaliações estruturadas restanos a certeza de que estamos diante de uma situação onde todos são perdedores: A Sociedade Porque não sabe o que está a financiar; A escola comunitária Porque não exerce sua melhor missão; O professor Porque não tem seu trabalho reconhecido; e as Crianças Porque não obtêm a melhor formação . Assim, frente à necessidade das Avaliações estruturadas e às reflexões em torno da elaboração de um modelo, procurou-se examinar - As diversas motivações para o uso deste valioso instrumento de controle e planejamento; As importantes contribuições do MEC e o favorável contexto local para a sua instituição. Ao final das análises, conclui-se que a concepção/institucionalização do sistema de avaliações estruturadas para a educação infantil da capital possibilitará dentre outras coisas, a correção de políticas, afirmação de valores, promoção de accountability e principalmente conhecer para agir e agir para reverter os indesejáveis índices da educação pública da Cidade do Recifept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas Comunitáriaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSistema de Avaliaçõespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO estado legal que não avalia questionamentos sobre subvenções sociais na educação infantil em escolas comunitárias do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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