Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7672

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMaria Brandão de Aguiar, Sylvana pt_BR
dc.contributor.authorMaurício Estevão de Azevedo, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:34:25Z-
dc.date.available2014-06-12T18:34:25Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationMaurício Estevão de Azevedo, Gustavo; Maria Brandão de Aguiar, Sylvana. O programa TEC NEP no CEFET-PE : da invisibilidade a visibilidade social dos cidadãos com necessidades educacionais especiais. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7672-
dc.description.abstractEsta monografia refere-se a um estudo sobre o Programa TEC NEP Educação, Tecnologia e Profissionalização para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, do MEC / SETEC. Deseja-se melhor entender não apenas os fundamentos e conceitos da educação inclusiva, mas aprofundar-se no sentido prático dos efeitos e das experiências desenvolvidas com a implantação desse programa na unidade sede do CEFET-PE, considerando-a como uma política pública educacional inclusiva exitosa. Inicialmente, faz-se uma revisão dos pressupostos epistemológicos do programa e identifica-se sua organização e as suas ações. Contextualiza-se o programa por meio de observações in loco com entrevistas dos stakeholders internos e externos, aplicando a estes um questionário subdividido em cinco grupos de questões, levantando-se dados que subsidiam conclusões acerca das atitudes e mudanças desejadas ante uma política pública inclusiva. Os grupos pesquisados são alunos (com e sem deficiência), docentes e gestores do CEFET-PE, bem como pessoas que atuam como parceiras no programa. Desse modo, relata-se e expõe-se a complexidade que implica em fugir a um padrão vigente do sistema educacional brasileiro, pois essa ação de governo adota a educação inclusiva ao invés da educação especial como referência na educação profissional e tecnológica. Por fim, como considerações finais, indicam-se estratégias de otimização para o Programa TEC NEP, servindo de realimentador de todo o pensar e agir sobre a construção de uma escola pública inclusiva. Neste sentido, o trabalho é uma reflexão crítica sobre os referenciais que fundamentam o ineditismo da prática da educação inclusiva num território institucional de educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas educacionais públicas inclusivaspt_BR
dc.subjectAlunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleO programa TEC NEP no CEFET-PE : da invisibilidade a visibilidade social dos cidadãos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo7784_1.pdf2,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons