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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7672
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maria Brandão de Aguiar, Sylvana | pt_BR |
dc.contributor.author | Maurício Estevão de Azevedo, Gustavo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:34:25Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:34:25Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maurício Estevão de Azevedo, Gustavo; Maria Brandão de Aguiar, Sylvana. O programa TEC NEP no CEFET-PE : da invisibilidade a visibilidade social dos cidadãos com necessidades educacionais especiais. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7672 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia refere-se a um estudo sobre o Programa TEC NEP Educação, Tecnologia e Profissionalização para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, do MEC / SETEC. Deseja-se melhor entender não apenas os fundamentos e conceitos da educação inclusiva, mas aprofundar-se no sentido prático dos efeitos e das experiências desenvolvidas com a implantação desse programa na unidade sede do CEFET-PE, considerando-a como uma política pública educacional inclusiva exitosa. Inicialmente, faz-se uma revisão dos pressupostos epistemológicos do programa e identifica-se sua organização e as suas ações. Contextualiza-se o programa por meio de observações in loco com entrevistas dos stakeholders internos e externos, aplicando a estes um questionário subdividido em cinco grupos de questões, levantando-se dados que subsidiam conclusões acerca das atitudes e mudanças desejadas ante uma política pública inclusiva. Os grupos pesquisados são alunos (com e sem deficiência), docentes e gestores do CEFET-PE, bem como pessoas que atuam como parceiras no programa. Desse modo, relata-se e expõe-se a complexidade que implica em fugir a um padrão vigente do sistema educacional brasileiro, pois essa ação de governo adota a educação inclusiva ao invés da educação especial como referência na educação profissional e tecnológica. Por fim, como considerações finais, indicam-se estratégias de otimização para o Programa TEC NEP, servindo de realimentador de todo o pensar e agir sobre a construção de uma escola pública inclusiva. Neste sentido, o trabalho é uma reflexão crítica sobre os referenciais que fundamentam o ineditismo da prática da educação inclusiva num território institucional de educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Políticas educacionais públicas inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | O programa TEC NEP no CEFET-PE : da invisibilidade a visibilidade social dos cidadãos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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