Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7666
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de | pt_BR |
dc.contributor.author | CARDOSO, Elizangela Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:34:21Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:34:21Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Barbosa Cardoso, Elizangela; Muniz de Albuquerque Júnior, Durval. Múltiplas e singulares: História e memória de estudantes universitárias em Teresina (1930-1970). 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7666 | |
dc.description.abstract | Este trabalho estuda a configuração das relações de gênero e as condições históricas que tornaram possível a emergência das mulheres, com formação superior. Ao mesmo tempo procura pontuar de que maneira a passagem pelo ensino de terceiro grau marcou a vida das mulheres que tiveram acesso a esse nível de ensino, no período focalizado. O texto é construído através de histórias de vida de mulheres que ingressaram no ensino superior e se profissionalizaram, em Teresina, entre as décadas de 1930 e 1970. As principais fontes utilizadas são os depoimentos orais, a partir dos quais procurou-se articular as fontes impressas (matérias jornalísticas, históricos escolares, documentos oficiais, memórias e dados estatísticos), a fim de estabelecer diálogo entre o individual e o coletivo. Nessa trilha, contextualizou-se o momento em que, tanto as mulheres estão passando a ingressar e a se firmar no ensino superior, em Teresina, quanto desenvolvendo seus projetos de profissionalização. O processo de escolarização das entrevistadas e as suas inserções no sistema de ensino superior em Teresina são, também, destacadas no trabalho. Da mesma forma, dá-se destaque aos discursos feminino e masculino que, na imprensa, propiciavam visibilidade às universitárias. As relações de poder entre as entrevistadas e suas famílias, no que diz respeito à educação feminina, também, são objeto de análise no presente trabalho. Buscou-se, ainda, mediante os depoimentos, mostrar algumas mudanças ocorridas no cotidiano das entrevistadas, após o ingresso no ensino de terceiro grau, bem como o desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Finalmente, analisam-se os discursos feminino e masculino, veiculados pelos jornais, e que significavam a profissionalização feminina, com o intuito de delinear a imagem das mulheres enquanto profissionais. Palavras-chave: gênero, memória, ensino superior | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Partidos políticos | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Múltiplas e singulares: História e memória de estudantes universitárias em Teresina (1930-1970) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo7612_1.pdf | 667,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons