Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7664
Title: A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita
Authors: Ferreira de Albuquerque, Amanda
Keywords: Publicidade; Prefixação; Léxico&#894
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ferreira de Albuquerque, Amanda; Medeiros de Carvalho, Nelly. A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir aspectos importantes relacionados ao estudo prefixação lexical em língua portuguesa a partir de anúncios publicitários, e as estratégias discursivas inerentes a cada criação de palavras. Como a sociedade está em constante mudança e evolução, a publicidade necessita renovar sua linguagem para acompanhar tais mudanças e atingir seu objetivo, que é o da venda de seu produto, através de recursos de língua e seleção de palavras que seduzam os possíveis compradores, buscando saciar, assim, as novas necessidades da sociedade de consumo. Desse modo, a presente pesquisa busca analisar a linguagem publicitária veiculada em outdoors e anúncios de revistas e jornais, atentando para as informações que emanam das formações prefixais, destacando o papel social publicidade como instrumento de leitura do mundo. A partir de tal análise, é possível verificar que no discurso publicitário a publicidade constróise por meio da palavra, que leva a descoberta dos desejos e aspirações de um TU, que ela se propõe a realizar (CARVALHO, 1996, p. 22). Assim, para convencer o TU (sujeito destinatário) a tornarse consumidor de determinado produto, as palavras são escolhidas de forma minuciosa. Portanto, tal escolha de palavras não é arbitrária, mas sim estratégica e ideológica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7664
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo449_1.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.