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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7620
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FARIAS, Sonia Lucia Ramalho de | pt_BR |
dc.contributor.author | BEZERRA, Antony Cardoso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:33:59Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:33:59Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Cardoso Bezerra, Antony; Lucia Ramalho de Farias, Sonia. Uma inserção de Tortilla Flat e de Esteiros na história do romance. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7620 | |
dc.description.abstract | Investigo, por meio deste trabalho, aspectos da situação de Tortilla Flat (de John STEINBECK) e de Esteiros (de Soeiro Pereira GOMES) na História do romance. Para alcançar meu propósito, trilho um percurso que revê leituras que a crítica operou dos referidos livros sempre as inquirindo , problematiza os conceitos de ficção, realidade e História em suas implicações com a linguagem e, por fim, estuda as marcas do gênero romance e, particularmente, o papel da personagem de ficção (como individualidade ou como grupo) nessa esfera. Ainda que os dois textos literários sejam postos frente a frente em mais de um momento, não é aos referenciais da Literatura Comparada que eu me volto com maior constância; antes, às propostas de ISER (2002; 1997) para o estudo da ficcionalidade e de LUKÁCS (2000) e de BAKHTIN (1978) para o romance. Desprezando a eleição de fundamentos homogêneos para a discussão levada a cabo, recorro a vários teóricos e comentadores para embasar a minha própria visão das questões que abordo. Também fugindo à convencionalidade, analiso os romances pari passu às reflexões teóricas, o que, calculo, oferece maior organicidade à tese. Ao termo de minha investigação, foi possível perceber que (a) sendo o romance um gênero caracteristicamente multifacetado, é um instrumental de diversa cepa que fornece bases mais pertinentes ao seu inquérito, sempre com ênfase na inscrição histórica dos discursos; (b) os comentários que os autores literários emitem sobre as respectivas composições podem ser tomados como ponto de partida para a análise dos textos, mas, jamais, como referência inelutável; (c) tanto em Tortilla Flat como em Esteiros e por motivações distintas , a presença de um suposto protagonista coletivo não é capaz de lenificar o papel desempenhado pelos indivíduos ficcionais | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Ficção | pt_BR |
dc.subject | Romance | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Tortilla flat | pt_BR |
dc.subject | Esteiros | pt_BR |
dc.title | Uma inserção de Tortilla Flat e de Esteiros na história do romance | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
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