Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7561
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | de Holanda Barros, Lourival | pt_BR |
dc.contributor.author | Everaldo Arraes De Alencar Norões, José | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:33:34Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Everaldo Arraes De Alencar Norões, José; de Holanda Barros, Lourival. Rapsódia em vermelho: a poética de JeanClaude Pinson. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7561 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho observouse o declínio da influência da França na literatura brasileira, sobretudo a partir da segunda metade do século passado e buscouse conhecer as tendências da poética contemporânea naquele país. O foco principal da dissertação foi a obra do poeta e crítico JeanClaude Pinson, especialmente seu livro Free Jazz. Através de seus textos buscouse conhecer algumas correntes da poesia da França, especialmente aquela à qual ele se vincula: a da busca de uma póética , cujas raízes estão fincadas no Romantismo Alemão e no pensamento do poeta italiano Leopardi. JeanClaude Pinson recorre a um estilo multifacetado, caracterizado por ele como poikilos, termo grego utilizado em As Bacantes de Eurípedes para designar algo pintalgado, de aspecto diversificado e sem clara definição de gênero. Também foi constatado que a crítica poética de JeanClaude Pinson se opõe a certas características da poesia moderna enunciadas no clássico de Hugo Friedrich, Estrutura da lírica moderna . Tal fato o insere numa linhagem de críticos como Yves Bonnefoy, Alfonso Berardinelli e Michael Hamburger. A leitura de Free Jazz mostrou as particularidades da escrita de um poeta contemporâneo da França e a coerência entre sua poesia e seu pensamento crítico. Revelou também elementos susceptíveis de possibilitar o estudo comparativo entre a escrita praticada por poetas franceses e brasileiros | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pinson | pt_BR |
dc.subject | J eanClaude | pt_BR |
dc.subject | Poesia francesa | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Literatura francesa | pt_BR |
dc.title | Rapsódia em vermelho: a poética de JeanClaude Pinson | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo3985_1.pdf | 945,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons