Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7504
Title: Multimodalidade e argumentação na charge
Authors: Clara Catanho Cavalcanti, Maria
Keywords: Charge;Multimodalidade;Argumentação
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Clara Catanho Cavalcanti, Maria; Chambliss Hoffnagel, Judith. Multimodalidade e argumentação na charge. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Como gênero de caráter visual, a charge tem chamado atenção de professores e pesquisadores. Seu uso como objeto de estudo em escolas e universidades tem crescido e atingido diferentes áreas. A charge (do francês charger: carregar, exagerar) tem como objetivo a crítica humorística de um fato específico, geralmente de natureza política. Ela deve abordar um assunto atual e interessante para o público leitor. O objetivo central desse estudo é mostrar a como se organizam os modos de linguagem do texto chárgico, ressaltando que argumentos também podem ser constituídos por linguagem visual. Nosso ponto de partida é uma análise sócio-interacionista, a qual vislumbra o processo comunicativo da charge. Em seqüência, apresentaremos uma proposta de análise multimodal do gênero em estudo para só então realizarmos nossas considerações sobre a argumentação. Para tanto, nosso corpus é composto por aproximadamente 450 charges, as quais foram coletadas nos três principais jornais de Pernambuco Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Este trabalho ocorreu durante os meses de junho a outubro de 2006, período de copa do mundo e de eleições, assuntos que dão uma boa safra de charges
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7504
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3681_1.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.