Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7504
Título: Multimodalidade e argumentação na charge
Autor(es): Clara Catanho Cavalcanti, Maria
Palavras-chave: Charge; Multimodalidade; Argumentação
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Clara Catanho Cavalcanti, Maria; Chambliss Hoffnagel, Judith. Multimodalidade e argumentação na charge. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Como gênero de caráter visual, a charge tem chamado atenção de professores e pesquisadores. Seu uso como objeto de estudo em escolas e universidades tem crescido e atingido diferentes áreas. A charge (do francês charger: carregar, exagerar) tem como objetivo a crítica humorística de um fato específico, geralmente de natureza política. Ela deve abordar um assunto atual e interessante para o público leitor. O objetivo central desse estudo é mostrar a como se organizam os modos de linguagem do texto chárgico, ressaltando que argumentos também podem ser constituídos por linguagem visual. Nosso ponto de partida é uma análise sócio-interacionista, a qual vislumbra o processo comunicativo da charge. Em seqüência, apresentaremos uma proposta de análise multimodal do gênero em estudo para só então realizarmos nossas considerações sobre a argumentação. Para tanto, nosso corpus é composto por aproximadamente 450 charges, as quais foram coletadas nos três principais jornais de Pernambuco Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Este trabalho ocorreu durante os meses de junho a outubro de 2006, período de copa do mundo e de eleições, assuntos que dão uma boa safra de charges
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7504
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3681_1.pdf3,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.