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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7491
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | AGUIAR, Marígia Ana de Moura | pt_BR |
dc.contributor.author | MENEZES, Denise Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:32:49Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:32:49Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Costa Menezes, Denise; Ana de Moura Aguiar, Marígia. Letramento em comunidade de surdos. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7491 | |
dc.description.abstract | Estudos sobre o letramento social vêm sendo desenvolvidos nas Ciências Sociais e na Lingüística. Aspectos socioculturais que determinam o uso da escrita são considerados relevantes para a elaboração de métodos pedagógicos que promovam o desenvolvimento de estudantes competentes na leitura e na produção de textos escritos. Com base em princípios teóricos do letramento e na concepção da surdez como determinante na formação de indivíduos integrados em comunidades lingüísticas (surdos bilíngües, usuários da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS e do Português escrito), o presente estudo visa investigar o uso social da escrita em uma comunidade de surdos na cidade de Recife. Especificamente, objetiva-se identificar os gêneros textuais escritos recorrentes (produção e consumo) na comunidade, e analisar suas funções e significados de acordo com os eventos comunicativos nos quais ocorrem e com as relações sociais que permeiam. A abordagem metodológica escolhida para a realização da pesquisa foi a etnografia, que propõe métodos específicos de observação, incluindo entrevistas, fotos e anotações. Os dados foram coletados ao longo de um ano em diversos eventos sociais da comunidade. Os resultados mostram uma variedade de gêneros textuais escritos encontrados em interações formais e informais nas diversas instituições visitadas. Ao se analisar os significados e as funções sociais dos gêneros textuais escritos emergentes na comunidade, percebem-se aspectos peculiares da comunidade surda, e não encontrados entre ouvintes. Com base no cenário visto, o estudo traz discussões e reflexões sobre a escrita em uso na comunidade e sugestões de ensino da leitura e produção escrita em escolas de surdos. Dessa forma, pretende-se contribuir para a compreensão do letramento em comunidades de surdos usuários de LIBRAS e enriquecendo o acervo de estudos sobre os aspectos socioculturais e lingüísticos inerentes à surdez | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Letramento em comunidade de surdos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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