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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7462
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues Oliveira, Rezilda | pt_BR |
dc.contributor.author | De Fátima Gonçalves Guerra, Gleide | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:32:25Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:32:25Z | - |
dc.date.issued | 2008-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | De Fátima Gonçalves Guerra, Gleide; Rodrigues Oliveira, Rezilda. Educação superior e desenvolvimento sustentável: o caso do Curso de Administração com ênfase em Marketing de Moda da Universidade de Pernambuco Campus Caruaru. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7462 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo consiste em descrever, na visão do corpo discente e docente, a perspectiva de os Projetos Experimentais a serem elaborados no Curso de Administração com ênfase em Marketing de Moda, contribuírem para o desenvolvimento sustentável do Pólo de Confecções do Agreste. Na delimitação do estudo entendeu-se ser esta iniciativa da Universidade de Pernambuco (UPE), empreendida no campus de Caruaru desde 2007, inovadora e uma resposta aos desafios da interiorização do ensino. Assim, foram abordadas questões interdisciplinares relativas tanto ao binômio teoria-prática como a interação com o que se conhece como rota da moda, com seu dinamismo e demandas pertinentes com a chamada economia do aprendizado. O referencial teórico reflete essa discussão, na qual se destaca a importância dos Projetos Experimentais (PEX) para a formação dos egressos do referido Curso. A estratégia metodológica do estudo segue a linha descritiva, reunindo pesquisa bibliográfica, documental e de campo (entrevistas, questionários e visitas locais). Configurado como um estudo de caso, procurou-se desvendar as perspectivas de alunos e professores acerca dos Projetos Experimentais que integram o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Administração com ênfase em Marketing de Moda no contexto estudado, qual seja a contribuição que estes podem oferecer para o desenvolvimento sustentável do Pólo de Confecções do Agreste. Foram estabelecidos critérios de seleção de discentes e docentes para a abordagem, tendo em vista questões de custos, tempo e acessibilidade. Os dados coletados foram tratados conforme a análise de conteúdo realizada, considerando as duas categorias centrais de atores da pesquisa e a temática ora descrita. Os resultados obtidos apontam para uma perspectiva otimista na visão do corpo discente de que os Projetos Experimentais, direcionados ao Pólo de Confecções, tendo a oportunidade de serem implementados venham a contribuir para um processo sustentado de crescimento das empresas que integram esse Pólo. Esta possibilidade está imbricada ao capital humano que está sendo formado pelo Curso e que, no entendimento dos alunos, vem a atender uma carência observada na região. Por outro lado os alunos revelaram estar conscientes da necessidade de superar barreiras existentes relacionadas à cultura do empresariado local e a própria formatação do Curso que tem no PEX o diferencial inovador como contribuição a essa vocação regional do Agreste Central. Quanto ao corpo docente, a perspectiva também se mostra favorável quanto aos PEX contribuírem para o desenvolvimento sustentável do Pólo, compatível com a visão dos alunos, através de capital humano qualificado, tendo em vista o Pólo apresentar essa necessidade de se profissionalizar, e das empresas serem melhor geridas, de modo a consolidar o seu desenvolvimento, gerando emprego e renda e a geração de impostos. Foi evidenciado que, ao mesmo tempo em que se está implantando o projeto político e pedagógico do curso está-se fazendo a sua revisão e ajuste, sobretudo quanto ao desenvolvimento do PEX. Também foi verificada uma preocupação em equacionar as dificuldades encontradas de aproximação e relacionamento com o meio empresarial e a universidade. Para tanto, está havendo um processo de negociação no presente momento. Considerando que o Curso ainda não tem egressos, a pesquisa tem caráter formativo e procura trazer contribuições para o seu aperfeiçoamento e alinhamento com a promoção do desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Curso de Administração com ênfase em Marketing de Moda | pt_BR |
dc.subject | Projetos experimentais (PEXs) | pt_BR |
dc.subject | Pólo de Confecções | pt_BR |
dc.subject | Educação e Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.title | Educação superior e desenvolvimento sustentável: o caso do Curso de Administração com ênfase em Marketing de Moda da Universidade de Pernambuco Campus Caruaru | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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