Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7438

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaulo de Morais Rezende, Antonio pt_BR
dc.contributor.authorPereira da Silva, Jailsonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:32:17Z-
dc.date.available2014-06-12T18:32:17Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationPereira da Silva, Jailson; Paulo de Morais Rezende, Antonio. Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7438-
dc.description.abstractEste trabalho surge como uma intenção de discutir a relação entre a publicidade e a história. Tomando a expressão publicitária como um vestígio da história, nos propomos a estudar como a partir de anúncios, particularmente os televisivos, é possível fazer-se uma análise histórica. Para tanto, percorremos alguns pressupostos teórico-metodológicos apresentados em áreas fronteiriças à História, buscando perceber como diferentes campos de estudo a exemplo da sociologia, da antropologia e da psicologia - se aproximam do fenômeno publicitário, como o significam e o relacionam à realidade social. Defendemos a idéia de que as produções publicitárias compõem um corpus documental ainda pouco explorado pelo trabalho historiográfico. Para materializar essas idéias, selecionamos alguns comerciais de televisão, exibidos no Brasil entre as décadas de 1960-80, buscando perceber como aqueles anúncios dialogavam com o momento histórico no qual foram produzidos. A escolha das décadas de 1960-80 ocorreu levando-se em consideração as transformações que o cenário audiovisual brasileiro sofreu naquele período. Os comerciais escolhidos foram obtidos nas coleções de publicidades pertencentes ao acervo da Associação Nacional Memória da Propaganda , instituição dedicada à preservação e à divulgação da memória audiovisual brasileira, no que se refere especificamente ao campo dos anúncios comerciais.O trabalho tem como centro de discussão a afirmação da produção publicitária como uma fonte histórica, capaz de embasar textos historiográficos sobre diversas temáticas, haja vista que nas publicidades encontramos referências a diversos temas que se entrelaçam na nossa vida cotidianapt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória e publicidades televisivaspt_BR
dc.subjectHistória do Brasil décadas de 1960-80pt_BR
dc.subjectHistória e documentopt_BR
dc.titleUm Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo776_1.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons