Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/740

Compartilhe esta página

Título: Os significados das imagens fílmicas: um diálogo com os índios Kapinawá
Autor(es): Fernandes Machado, Glauco
Palavras-chave: Antropologia Visual; Significados da Imagem; Índios Kapinawá.
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fernandes Machado, Glauco; Monteiro Athias, Renato. Os significados das imagens fílmicas: um diálogo com os índios Kapinawá. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Com base em reflexões da Antropologia Visual, a dissertação reflete sobre como os índios Kapinawá de Pernambuco se percebem representados nos suportes audiovisuais: KAPINAWA wir dürfen wieder Indianer sein; Oi, que Prazer, que Alegria, Kapinawá e Kapinawá Meu Povo Conta. O trabalho de pesquisa consistiu em oferecer ao grupo indígena a possibilidade de poder avaliar esse material, através da aplicação de recursos metodológicos, tais como: o visual método que emprega a coleta de imagens para o processo de análise de dados. Os estudos da hermenêutica dialética, da memória e da etnicidade consistem na base sobre a qual se desenvolve a discussão a respeito da emissão dos significados socialmente produzidos e os atribuídos pelos indígenas sobre sua imagem nos audiovisuais. Com isso, o presente trabalho aponta também para as discussões do recurso visual na pesquisa contemporânea e para as considerações sobre como o conteúdo das imagens em movimento pretende representar o dizer sobre um grupo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/740
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2866_1.pdf5,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons