Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/740
Compartilhe esta página
Título: | Os significados das imagens fílmicas: um diálogo com os índios Kapinawá |
Autor(es): | Fernandes Machado, Glauco |
Palavras-chave: | Antropologia Visual; Significados da Imagem; Índios Kapinawá. |
Data do documento: | 31-Jan-2009 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Fernandes Machado, Glauco; Monteiro Athias, Renato. Os significados das imagens fílmicas: um diálogo com os índios Kapinawá. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | Com base em reflexões da Antropologia Visual, a dissertação reflete sobre como os índios Kapinawá de Pernambuco se percebem representados nos suportes audiovisuais: KAPINAWA wir dürfen wieder Indianer sein; Oi, que Prazer, que Alegria, Kapinawá e Kapinawá Meu Povo Conta. O trabalho de pesquisa consistiu em oferecer ao grupo indígena a possibilidade de poder avaliar esse material, através da aplicação de recursos metodológicos, tais como: o visual método que emprega a coleta de imagens para o processo de análise de dados. Os estudos da hermenêutica dialética, da memória e da etnicidade consistem na base sobre a qual se desenvolve a discussão a respeito da emissão dos significados socialmente produzidos e os atribuídos pelos indígenas sobre sua imagem nos audiovisuais. Com isso, o presente trabalho aponta também para as discussões do recurso visual na pesquisa contemporânea e para as considerações sobre como o conteúdo das imagens em movimento pretende representar o dizer sobre um grupo |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/740 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2866_1.pdf | 5,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons