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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7325
Título: Gêneros textuais na perspectiva da educação profissional
Autor(es): Guedes De Souza, Edna
Palavras-chave: gêneros textuais; estruturas sociais; práticas sociais; contexto de trabalho; educação profissional; ensino
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Guedes De Souza, Edna; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. Gêneros textuais na perspectiva da educação profissional. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta pesquisa investiga a interface teórico-prática entre gêneros textuais empregados numa efetiva ação sociocomunicativa e os gêneros textuais objeto de ensino de português instrumental, ministrado nos cursos técnicos do CEFET-PE. O ensino na Educação Profissional requer um trabalho com gêneros que, na escola, extrapole o conteúdo de português instrumental, adentrando o fazer das disciplinas de formação técnico-profissional e, fora dela, compreenda, amplamente, as relações inerentes às estruturas sociais, particularmente, às práticas sociodiscursivas pertinentes a tais estruturas. Para tanto, fizemos o percurso histórico da concepção de gênero na retórica, na poética e na lingüística, ancorando-nos nos postulados de Bakhtin (1992); aplicamos o conceito de gênero como ação social às estruturas sociais firmadas no ramo da construção civil, da indústria e da prestação de serviços, fundamentando-nos em Miller (1994), Bazerman (2005, 2006), Marcuschi (2000, 2002) e Meurer (2000); estabelecemos relação entre os gêneros ensinados nos cursos técnicos de nível médio do CEFET-PE e aqueles empregados na prática profissional, na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999, 2006) e, por fim, analisamos os gêneros do contexto do trabalho em seus contextos de produção, explicitando as atividades profissionais que eles organizam, padronizam e ritualizam, sem desconsiderar os aspectos lingüístico-discursivos. O resultado obtido revela que tais gêneros têm grande potencial pedagógico por constituírem-se verdadeiras formas sociocomunicativas que concorrem para a qualidade da formação técnico-profissional do cidadão e para a sua inserção no mundo do trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7325
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Linguística

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