Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7265
Title: Ciência em quadrinhos: recurso didático em cartilhas educativas
Authors: MENDONÇA, Márcia Rodrigues De Souza
Keywords: quadrinização; cartilha educativa; cientificidade
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Rodrigues De Souza Mendonça, Márcia; Antonio Marcuschi, Luiz. Ciência em quadrinhos: recurso didático em cartilhas educativas. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Este estudo investiga como a quadrinização ajuda a apresentar a informação científica no gênero cartilha educativa quadrinizada (CQ), integrante de campanhas de saúde. Nesse gênero, o caráter lúdico dos quadrinhos pode envolver o leitor, as imagens podem apresentar-lhe informações científicas de modo claro e os papéis sociais representados na narrativa podem convencê-lo da credibilidade do que está sendo dito. O referencial teórico abrange as perspectivas da multimodalidade, da nova retórica e da semiótica social, tendo a noção de letramento situado e os estudos de gênero como pano de fundo. Compõem o corpus seis CQs de prevenção às DSTs/aids destinadas a leitores diversificados. Os resultados indicam que a construção do status de cientificidade da informação em CQs se baseia nos limites e possibilidades da quadrinização, nos propósitos didáticos do gênero e no público-alvo: a) personagens em papéis sociais legitimados socialmente, para dar voz à ciência; b) predominância do repertório de uso comum e das gírias, em detrimento do jargão técnico; c) transição entre quadros cena-pra-cena e cenapra- aspecto na exemplificação; d) uso de primeiro plano e close-up para destacar procedimentos e envolver o leitor; e) preferência pelo traço estilizado ou caricatural, estando os poucos desenhos científicos à parte da narrativa; f) entre os gêneros intercalados na cartilha, preferência pelo diálogo informal; g) preferência pelas seqüências argumentativa e expositiva para apresentar as informações científicas. O uso da quadrinização na apresentação de informações científicas é um tema de pesquisa promissora, pois envolve múltiplos aspectos do funcionamento dos gêneros constituídos com tal recurso
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7265
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3729_1.pdf9.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.