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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7162

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPadilha Peixoto Pinto, Abuêndia pt_BR
dc.contributor.authorGuedes De Souza, Ednapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:29:29Z-
dc.date.available2014-06-12T18:29:29Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationGuedes De Souza, Edna; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. Gêneros textuais na perspectiva da educação profissional. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7162-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a interface teórico-prática entre gêneros textuais empregados numa efetiva ação sociocomunicativa e os gêneros textuais objeto de ensino de português instrumental, ministrado nos cursos técnicos do CEFET-PE. O ensino na Educação Profissional requer um trabalho com gêneros que, na escola, extrapole o conteúdo de português instrumental, adentrando o fazer das disciplinas de formação técnico-profissional e, fora dela, compreenda, amplamente, as relações inerentes às estruturas sociais, particularmente, às práticas sociodiscursivas pertinentes a tais estruturas. Para tanto, fizemos o percurso histórico da concepção de gênero na retórica, na poética e na lingüística, ancorando-nos nos postulados de Bakhtin (1992); aplicamos o conceito de gênero como ação social às estruturas sociais firmadas no ramo da construção civil, da indústria e da prestação de serviços, fundamentando-nos em Miller (1994), Bazerman (2005, 2006), Marcuschi (2000, 2002) e Meurer (2000); estabelecemos relação entre os gêneros ensinados nos cursos técnicos de nível médio do CEFET-PE e aqueles empregados na prática profissional, na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999, 2006) e, por fim, analisamos os gêneros do contexto do trabalho em seus contextos de produção, explicitando as atividades profissionais que eles organizam, padronizam e ritualizam, sem desconsiderar os aspectos lingüístico-discursivos. O resultado obtido revela que tais gêneros têm grande potencial pedagógico por constituírem-se verdadeiras formas sociocomunicativas que concorrem para a qualidade da formação técnico-profissional do cidadão e para a sua inserção no mundo do trabalhopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectgêneros textuaispt_BR
dc.subjectestruturas sociaispt_BR
dc.subjectpráticas sociaispt_BR
dc.subjectcontexto de trabalhopt_BR
dc.subjecteducação profissionalpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.titleGêneros textuais na perspectiva da educação profissionalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

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