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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPaiva Dionisio, Angela pt_BR
dc.contributor.authorRegina Ferraz Vieira, Anapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:27:59Z-
dc.date.available2014-06-12T18:27:59Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationRegina Ferraz Vieira, Ana; Paiva Dionisio, Angela. Retórica e multimodalidade do Powerpoint educativo. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6969-
dc.description.abstractNeste início de século, as Apresentações em PowerPoint configuram-se como documentos complexos, sofisticados em termos de layout e cada vez mais disseminados em resposta a um novo cenário tecnológico e, particularmente, às novas versões do PowerPoint® lançadas sucessivamente desde 1984, quando o Presenter inaugurou o mercado e o uso de softwares de apresentação multimídia. A Apresentação em PowerPoint emergiu como gênero essencialmente ligado ao mundo do trabalho e às novas tecnologias, caracterizando-se por integrar imagens, palavras e outros elementos gráficos ou sonoros que se combinam e cooperam entre si no espaço da página para criar significados. Com o mesmo vigor que conquistam usuários há 27 anos, o software PowerPoint® e as onipresentes Apresentações em PowerPoint suscitam polêmicas ou questões de naturezas diversas em esferas diversas, inclusive no âmbito do ensino que põem em dúvida o seu valor pedagógico. Este estudo investiga a organização retórica de Apresentações em PowerPoint disponibilizadas em domínio público na Internet e particularmente voltadas para o ensino, ou PowerPoints Educativos, ancorando-se nas perspectivas dos estudos retóricos de gênero (MILLER, 2009; BAZERMAN, 2005); da multimodalidade na semiótica social (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006; VAN LEEUWEN, 2005) e da Teoria da Estrutura Retórica TER (MANN e TABOADA, 2009; MANN, MATTHIESSEN e THOMPSON, 1992; MANN e THOMPSON, 1988) e aplicando o framework de John Bateman (2008) para análise de documentos multimodais. Os resultados sinalizam que os PowerPoints Educativos: a) variam dentro de um continuum entre um maior ou menor uso de recursos visuais na realização de sua organização retórica; b) apresentam de forma recorrente uma estrutura retórica centrada em relações que refletem o caráter pedagógico do gênero, sobretudo as de elaboração; e, finalmente, c) variam quanto à intensidade de uso do layout como recurso semiótico em si que sugere propósitos retóricos específicospt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPowerPointpt_BR
dc.titleRetórica e multimodalidade do Powerpoint educativopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

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