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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6936
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Loebler Campos, Hernani | pt_BR |
dc.contributor.author | Sacha Florentino Cruz, Igor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:08:43Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Sacha Florentino Cruz, Igor; Loebler Campos, Hernani. A Geografia dos serviços e sua transposição didática para o livro didático de Geografia do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6936 | - |
dc.description.abstract | A Geografia dos Serviços, conhecida como as atividades terciárias da economia, é trabalhada no terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, quando a Geografia Escolar aborda as relações econômicas alterando o espaço geográfico. No que se refere ao estudo do setor terciário, a disciplina possui uma abordagem simplória e generalizadora, se distanciando das recentes pesquisas sobre o setor desenvolvidas pela Geografia Acadêmica. Isto se deve à atenção dada às atividades industriais e seu poder de transformação do espaço geográfico, alterando a dinâmica espacial. A ausência de uma abordagem aprofundada no livro didático de Geografia sobre o setor terciário é marcante, apesar da existência de itens ou parâmetros sobre o conteúdo nos PCNs. As coleções analisadas na pesquisa apresentaram esta lacuna quanto aos aspectos econômicos, principalmente para a compreensão das principais atividades desenvolvidas na atual fase do capitalismo, o que prejudica compreensão do mesmo pelos alunos. A pesquisa analisou o conteúdo de três coleções didáticas mais adotadas na rede estadual de ensino no município de Recife e aplicou questionários com treze professores e trinta alunos, para comprovar a falta de uma abordagem aprofundada do setor. A análise do conteúdo dos livros didáticos revelou a ausência do conteúdo no ensino fundamental de 5ª a 8ª série. O resultado comprovou que os livros didáticos não possuíam uma abordagem aprofundada e atualizada do setor, os professores não tinham o domínio do conteúdo e, conseqüentemente, os alunos não conseguiram conceituar satisfatoriamente as atividades terciárias. Desta forma, a pesquisa constatou a necessidade de uma renovação na concepção dos autores e professores com relação à Geografia dos Serviços, para uma futura mudança na estrutura curricular da disciplina, suprindo a lacuna na compreensão do setor pelos alunos, permitindo o entendimento da interdependência das atividades econômicas e o mercado de trabalho urbano | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Geografia dos Serviços | pt_BR |
dc.subject | Geografia Escolar. | pt_BR |
dc.title | A Geografia dos serviços e sua transposição didática para o livro didático de Geografia do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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