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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6908
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jorge Moura de Castilho, Claudio | pt_BR |
dc.contributor.author | Cecília de Souza, Diana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:08:24Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:08:24Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Cecília de Souza, Diana; Jorge Moura de Castilho, Claudio. As territorialidades flexíveis do transporte alternativo na cidade do Recife: Os fluxos das kombis e vans entre a Avenida caxangá e o bairro de Boa Viagem. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6908 | - |
dc.description.abstract | Nos anos de 1990, intensificam-se os fluxos de transporte de passageiros realizados através de veículos de pequeno porte (kombis, vans, motocicletas) nas grandes e médias cidades brasileiras. Tal atividade suscitou polêmicas na sociedade diante das ambivalências entre o atendimento a uma demanda reprimida e os impactos gerados pela circulação dessas micro-unidades de transporte no espaço urbano. As análises empreendidas sobre a temática tenderam a abordá-la na escala do país ou da cidade, não privilegiando suas peculiaridades nos eixos urbanos. Emerge, assim, a necessidade de apreender o fenômeno em escala local, partindo do pressuposto de que a apropriação destes eixos se apresentava condicionada pelas especificidades dos fluxos de passageiros e pelos diferentes usos e ocupações que caracterizavam a dinâmica e o funcionamento desta atividade, cujos atores esboçavam suas territorialidades ao atuarem nas brechas do transporte coletivo convencional. Nesta assertiva, o transporte realizado por kombis e vans, no âmbito deste trabalho, é apreendido enquanto uma alternativa aos deslocamentos da população diante da crise do chamado transporte formal ou regulamentado e, em certa medida, uma alternativa de emprego face ao contexto de crise sócio-econômica. No anseio de apreender esta realidade, analisa-se as territorialidades flexíveis do transporte alternativo, através dos fluxos das kombis e vans entre a Avenida Caxangá e o bairro de Boa Viagem, áreas que se caracterizam como pólos de produção e atração de intensos fluxos de pessoas na cidade do Recife. A partir da observação direta, realizada através das viagens ao longo das rotas das kombis e vans, e das impressões colhidas acerca desta atividade na perspectiva de seus operadores e usuários, pôde-se apreender a forma como os atores do transporte alternativo (motoristas e cobradores) esboçavam suas territorialidades, estabelecendo estrategicamente suas rotas, sobrepondo-as, em parte, aos trajetos dos ônibus e condicionando-as aos fluxos de passageiros. Atuando segundo uma lógica de mercado, esses atores ofereciam atrativos aos usuários, sobretudo maior rapidez aos deslocamentos, visando a partir do desenvolvendo destas práticas garantir a permanência desta forma de transporte na cidade | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | Transporte Alternativo | pt_BR |
dc.subject | Territorialidades Flexíveis | pt_BR |
dc.title | As territorialidades flexíveis do transporte alternativo na cidade do Recife: Os fluxos das kombis e vans entre a Avenida caxangá e o bairro de Boa Viagem | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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