Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6899
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTILHO, Claudio Jorge Moura de | pt_BR |
dc.contributor.author | SOUZA, Hadmam Santos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:08:18Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:08:18Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Santos de Souza, Hadmam; Jorge Moura de Castilho, Claudio. A Modernização da linha ferroviária sul para a expansão do metrô do Recife: um estudo sobre a trajetória da relação entre a ferrovia e seus espaços contíguos. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6899 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre a análise da relação entre a dinâmica de um eixo de transporte ferroviário de massa e a sua área de entorno, no sentido de estabelecer as causas e conseqüências sócio-espaciais de um progressivo contexto de degradação dessa relação. Esse eixo ferroviário é a Linha Ferroviária Sul da Região Metropolitana do Recife, antiga Estrada de Ferro São Francisco que passou por períodos distintos na sua trajetória enquanto transporte ferroviário urbano: um primeiro momento de apogeu do final do século XIX e início do século XX enquanto transporte a serviço da produção de cana-de-açúcar e do deslocamento da aristocracia recifense ao município do Cabo; e um segundo momento de degradação do sistema e da infraestrutura a partir da segunda metade do século XX. As causas principais da degradação desse sistema e de sua relação com a área de entorno denotam um ambiente de derrocada da ferrovia frente à imperativa opção pelo modelo de desenvolvimento urbano calcado no rodoviarismo, tendo no automóvel o objeto de consumo da classe média brasileira. Além disso, a falta de investimentos do Estado, o caráter superficial do planejamento urbano e a omissão das legislações urbanísticas sobre o papel estruturador do transporte ferroviário contribuíram sobremaneira para esta paulatina degradação. Nem o processo de metropolização de Recife e a criação da sua Região Metropolitana foram capazes de reverter esse quadro de degradação, face à pauta de planos que surgiu a partir da criação desta nova instância territorial. Hoje temos um ambiente favorável à mudança, com uma legislação que menciona a ação deste transporte e um sistema de transporte que se baseia na intermodalidade através do Sistema Estrutural Integrado SEI. A implantação do metrô na linha sul traz à tona novas perspectivas para a relação transporte x área de entorno. Para isto, foi escolhida a área de entorno das futuras estações Shopping, Tancredo Neves e Boa Viagem devido à proximidade com os grandes equipamentos urbanos existentes (Shopping Center Recife e Aeroporto Internacional dos Guararapes) e o potencial de integração desses equipamentos com o metrô. Além disso, ao contrário da linha de metrô centro-oeste, a área estudada possui o maior potencial de integração local em relação à configuração espacial da cidade, apontando o conjunto da Av. Mascarenhas de Moraes e da Linha Sul do Metrô como eixos urbanos de integração à estrutura da cidade. Contudo, em meio às expectativas positivas, esta relação ferrovia - espaço gera alguns efeitos negativos: desterritorialização de grupos sociais de baixa renda e rigidez espacial face aos espaços localizados nos interstícios das estações, evidenciando os conflitos e contradições desta modernização na dialética do espaço urbano | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Região Metropolitana de Recife | pt_BR |
dc.subject | Espaço Urbano | pt_BR |
dc.subject | Modernização | pt_BR |
dc.subject | Transporte Ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Geografia Humana | pt_BR |
dc.title | A Modernização da linha ferroviária sul para a expansão do metrô do Recife: um estudo sobre a trajetória da relação entre a ferrovia e seus espaços contíguos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo6922_1.pdf | 6,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons