Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/684
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Joseph Allen, Scott | pt_BR |
dc.contributor.author | de Moura Pereira Filho, Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:04:41Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | de Moura Pereira Filho, Antonio; Joseph Allen, Scott. Análise Do Do Art Nouveau No Estado De Pernambuco (1870-1939). 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/684 | - |
dc.description.abstract | Nesta dissertação expõem-se os questionamentos, procedimentos e resultados obtidos na pesquisa realizada, em Pernambuco, acerca do Art Nouveau na arquitetura, no período de 1870 a 1939. Na busca de respostas aos questionamentos desta pesquisa, surgiu de antemão uma questão de base acerca do Art Nouveau no que concerne às suas características. Se possuía uma apresentação única e de identificação modelar ou variantes perpassadas por alguns traços em comum, ao que se constatou que tal movimento, mesmo na Europa, seu local de emergência inicial, não foi um todo unificado.A hipótese inicial foi de que a organização social emergente estaria materializada nas edificações inovadoras. Pautando-se pelos pressupostos teóricos da arqueologia pós-processualista, da arqueologia histórica e pelos procedimentos metodológicos da arqueologia da arquitetura, buscando-se compreender o contexto e especificidades da introdução das técnicas e estilística da arquitetura a-historicista em Pernambuco assim como, a correspondência destas transformações na arquitetura, enquanto evidências materiais de que as edificações são em si materializações da ideologia dominante. Para tal, baseou-se nos trabalhos de Hodder, Leone, Handsman e Anderson e Moore.Vinte e três edificações foram selecionadas com características do Art Nouveau, observandose as variáveis, fachada, planta, programa (funcionalidade), ornamentação e elementos construtivos, o que possibilitou verificar que, quer em edificações públicas ou residenciais, as evidências materiais da manifestação do Art Nouveau, expõem a intenção e a realização de adequações à ideologia emergente, legitimadora da demanda de urbanização e industrialização daquele momento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arqueologia da Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia histórica | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Art Nouveau | pt_BR |
dc.subject | Recursividade | pt_BR |
dc.title | Análise Do Do Art Nouveau No Estado De Pernambuco (1870-1939) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Arqueologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2357_1.pdf | 7,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons