Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67701

Compartilhe esta página

Título: Brejos de altitude e educação ambiental: uma proposta de sequência didática investigativa para educação básica em Bezerros-PE
Autor(es): SILVA, Pedro Henrique da
Palavras-chave: brejos de altitude; ensino de ciências; sequência didática
Data do documento: 17-Dez-2025
Citação: SILVA, Pedro Henrique da. Brejos de altitude e educação ambiental: uma proposta de sequência didática investigativa para educação básica em Bezerros-PE. 2026. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Os brejos de altitude constituem ecossistemas de grande relevância ecológica, pois atuam como abrigo para as mais diversas formas de vida e apresentam características ambientais únicas. No Nordeste brasileiro, os brejos de altitude são compostos pelos biomas de Caatinga e Mata Atlântica. Diante da crescente degradação desses espaços, como ocorre no brejo de Serra Negra, localizado no município de Bezerros-PE, é essencial o desenvolvimento de práticas pedagógicas que reforcem a importância desses ambientes. Assim, as práticas educacionais devem ser voltadas para o fortalecimento da educação ambiental e que aproximem os estudantes da realidade socioambiental local. Nesse contexto, este TCC teve como principal objetivo propor uma Sequência Didática Investigativa (SDI) voltada à Educação Básica, com foco na conservação dos biomas dos brejos de altitude nordestinos. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico, fundamentando-se nas referências de ensino por investigação, educação ambiental, Base nacional comum curricular (BNCC) e sob o viés da formação do ser crítico. A metodologia envolveu a elaboração de uma narrativa investigativa, distribuídas ao longo de 5 encontros acompanhados de 5 envelopes da investigação que contam com materiais de apoio para a condução dos estudantes ao longo do desenvolvimento. A sequência didática investigativa foi estruturada com as etapas propostas por Carvalho (2013): apresentação do problema, levantamento de hipóteses, sistematização do conhecimento, contextualização em aula de campo, análise de dados, argumentação e comunicação científica final. Os resultados apresentam uma proposta pedagógica completa, que favorece o protagonismo dos estudantes, promovendo a investigação científica, e estimulando a reflexão crítica sobre os impactos ambientais, possibilitando a compreensão da importância do cuidado com a biodiversidade dos brejos de altitude. Conclui-se que a SDI mostra-se como uma ferramenta metodológica capaz de tornar o ensino de ciências mais significativo, participativo e contextualizado, fortalecendo a alfabetização científica, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e comprometidos com a conservação ambiental de brejos de altitude.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67701
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique da Silva.pdf4.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons