Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/672

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorde Aquino Lucena, Eduardo pt_BR
dc.contributor.authorMaria de Oliveira Leal Didier, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:04:36Z-
dc.date.available2014-06-12T15:04:36Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMaria de Oliveira Leal Didier, Juliana; de Aquino Lucena, Eduardo. Como os gerentes de meios de hospedagem aprendem: um estudo de múltiplos casos sob as óticas da aprendizagem situada, da aprendizagem pela experiência e da estratégia como prática. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/672-
dc.description.abstractO objetivo central deste estudo foi compreender como os gerentes de meios de hospedagem aprendem. Considerando isso, as perguntas de pesquisa que guiaram esta investigação foram: a) Como os gerentes aprendem em seu contexto prático-social? b) Como os gerentes aprendem por meio de suas experiências? c) Como os gerentes aprendem a estrategizar? Como arcabouço teórico foram considerados os estudos das áreas de aprendizagem no ambiente de trabalho, atividade profissional dos gerentes, aprendizagem situada, aprendizagem pela experiência e estratégia como prática (strategy as practice). Este é um estudo qualitativo de múltiplos casos, sendo realizado em três meios de hospedagem: Pousada do Amparo, Marolinda Cult Hotel e em um resort, todos na Região Metropolitana do Recife. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (com doze gerentes), análise documental e observação não-participante. Na investigação de cada caso emergiram categorias analíticas e, em seguida, foi realizada uma análise cruzada dos casos. Como principais conclusões esta pesquisa indica que: a) No contexto prático-social os gerentes de meios de hospedagem aprendem interagindo com outros profissionais (mais experientes, subordinados e pares) e observando as preferências dos hóspedes; b) Os gerentes de meios de hospedagem aprendem por meio de experiências profissionais anteriores, experiências de vida pessoal e refletindo sobre as suas experiências e c) Os gerentes aprendem a estrategizar interagindo com múltiplos atores, legitimando-se entre os funcionários, observando o contexto, solucionando problemas do cotidiano e criando normas e procedimentospt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade Integrada de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem situadapt_BR
dc.subjectAprendizagem de gerentespt_BR
dc.subjectAprendizagem pela experiênciapt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectEstratégia como práticapt_BR
dc.subjectMeios de hospedagempt_BR
dc.subjectGerentes hoteleirospt_BR
dc.titleComo os gerentes de meios de hospedagem aprendem: um estudo de múltiplos casos sob as óticas da aprendizagem situada, da aprendizagem pela experiência e da estratégia como práticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1118_1.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons