Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67266

Comparte esta pagina

Título : Variação Ontogenética da Dieta de Pristimantis ramagii (Anura, Craugastoridae) na Reserva Biológica de Saltinho, Tamandaré/PE
Autor : SILVA, Iandeyara Pessôa da
Palabras clave : Anfíbios; Ecologia trófica; Mata Atlântica; Consumo de invertebrados
Fecha de publicación : 18-nov-2025
Citación : SILVA, Iandeyara Pessôa da. Variação ontogenética da dieta de Pristimantis ramagii (Anura, Craugastoridae) na Reserva Biológica de Saltinho, Tamandaré/PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Anuros de desenvolvimento direto representam um grupo crucial para a compreensão da dinâmica trófica em ambientes de serapilheira tropical, uma vez que não passam por uma fase larval aquática, e juvenis e adultos podem potencialmente competir pelos mesmos recursos alimentares. Nesse contexto, este trabalho investigou a variação da dieta entre indivíduos juvenis e adultos de Pristimantis ramagii, um anuro habitante da serrapilheira de florestas de Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As principais questões norteadoras foram: (i) Juvenis e adultos consomem os mesmos tipos de presas? (ii) Existe competição alimentar potencial entre estas classes ontogenéticas? (iii) A largura da boca está associada ao consumo de presas maiores, diminuindo potencialmente a competição entre indivíduos menores e maiores? Para responder a essas perguntas, foram examinados 27 indivíduos coletados na Reserva Biológica de Saltinho (Tamandaré, PE), dos quais 11 eram juvenis e 16 adultos. Após mensuração do comprimento rostro-cloacal (CRC) e largura da boca, foi realizada a análise do conteúdo estomacal por dissecção, com identificação taxonômica e mensuração do volume das presas. As categorias alimentares foram organizadas e submetidas a análises descritivas, avaliação de frequência e riqueza de itens por classe ontogenética, cálculo de números de Hills e similaridade alimentar por NMDS. Os resultados apontaram uma dieta generalista dominada por artrópodes, especialmente Hymenoptera, seguidos por Diptera e Hemiptera. Não foram registradas relações significativas entre a variação na composição ou diversidade alimentar e a variação em CRC dos indivíduos analisados, indicando que juvenis e adultos têm sobreposição em relação aos grupos de presas consumidas. A análise da variação na composição da dieta por NMDS não indicou partição de nicho alimentar ou segregação na dieta de jovens e adultos, mas reforçou que a composição da dieta dos adultos é mais variável que a de juvenis. Apesar de adultos apresentarem maior largura bucal, esse fator não se refletiu em aumento significativo de volume ou tamanho das presas ingeridas. Foram identificados alguns itens atípicos na dieta dos indivíduos estudados, como gastrópodes e fragmentos vegetais potencialmente ingeridos com outros itens alimentares. Estes resultados apontam que P. ramagii se trata potencialmente de uma espécie generalista, mantendo esta estratégia de alimentação ao longo de seu crescimento, explorando recursos alimentares comuns na serapilheira. Conclui-se, portanto, que não há variação alimentar significativa entre as fases ontogenéticas analisadas. Este trabalho contribui para preencher lacunas sobre ecologia alimentar em anuros neotropicais de desenvolvimento direto e oferece uma base para estudos futuros sobre variação trófica populacional em um anuro amplamente distribuído na Mata Atlântica.
Descripción : 9.3
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67266
Aparece en las colecciones: (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Revisado - Iandeyara (1).pdf5.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons