Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66953

Compartilhe esta página

Título: Pode um corpo ter uma existência significável anterior à sua marca? : uma análise sobre o estereótipo de gênero e a construção social da violência no "chá de revelação"
Autor(es): SANTOS, Gabriel Gleydson Lima dos
Palavras-chave: Socialização primária; Estereótipos de gênero; Espetacularização; Redes sociais; Violências
Data do documento: 26-Mai-2025
Citação: SANTOS, Gabriel Gleydson Lima dos. Pode um corpo ter uma existência significável anterior à sua marca? : uma análise sobre o estereótipo de gênero e a construção social da violência no "chá de revelação". 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho analisa os chás de revelação, difundidos no Brasil, como rituais contemporâneos que reforçam normas de gênero, transformando a intimidade em espetáculo e reproduzindo formas de violências. A pesquisa qualitativa multimodal, que inclui análise de conteúdo, e pesquisa online, investigou episódios de chá de revelação emblemáticos nas redes sociais e mídia, como casos no Mato Grosso, Goiás e São Paulo, para compreender como esses eventos naturalizam estruturas de poder capitalista e heteronormativa. Os resultados comprovam que práticas cotidianas, como o uso de cores e símbolos, reforçam estereótipos e hierarquias de gênero desde a gestação, enquanto a espetacularização transforma a intimidade em mercadoria visual, objetificando fetos, mulheres e animais. Os chás funcionam como dispositivos de dominação que perpetuam desigualdades de gênero, sexualidade e exploração ambiental sob o disfarce de celebrações familiares, contribuindo para uma lógica de consumo, espetáculo e normatização de corpos ainda não nascidos. A pesquisa conclui que esses eventos vão além de celebrações inofensivas, revelando tensões entre cultura, poder e subjetividade no Brasil contemporâneo, e oferece uma reflexão crítica sobre práticas sociais naturalizadas que impactam corpos humanos e não humanos, dialogando com temas de gênero, mídia, meio ambiente e violência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66953
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriel Santos.pdf13.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons