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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66684

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dc.contributor.advisorANDRADE, Guilherme Soares-
dc.contributor.authorBEZERRA, Raul Alves Feitosa-
dc.date.accessioned2025-10-23T14:18:27Z-
dc.date.available2025-10-23T14:18:27Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-08-22-
dc.identifier.citationBEZERRA, Raul Alves Feitosa. Modelagem computacional de veículos elétricos em simulador microscópico de tráfego: impactos da eletrificação da frota em Recife. 2025. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologias e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66684-
dc.description.abstractO crescimento acelerado da frota de veículos particulares nas cidades brasileiras, especialmente em capitais como Recife, tem provocado impactos significativos na mobilidade urbana, com destaque para o aumento dos congestionamentos e suas consequências ambientais e sociais. Em paralelo, observa-se uma tendência crescente na adoção de veículos elétricos como alternativa mais sustentável, dada sua menor emissão de poluentes e custos operacionais reduzidos. Diante desse cenário, este trabalho propõe uma avaliação dos efeitos da inserção de veículos elétricos na dinâmica do tráfego urbano da cidade do Recife. A metodologia empregada baseia-se na aplicação do modelo de simulação de tráfego Gipps-Santos, desenvolvido no Laboratório de Otimização de Sistemas Térmicos da UFPE, em uma via calibrada da capital pernambucana, a Via Mangue. Foram modelados veículos elétricos e a combustão com características equivalentes, respeitando os parâmetros exigidos pelo simulador, permitindo a análise comparativa do comportamento do tráfego. Diversos cenários foram simulados, variando a densidade veicular e a proporção de veículos elétricos na frota. Os resultados obtidos possibilitaram investigar o impacto da eletrificação sobre os perfis de velocidade, o desempenho energético e a eficiência do sistema de tráfego, contribuindo para a discussão sobre as vantagens energéticas de se utilizar veículos elétricos na tentativa de promover uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável, em detrimento a motorizações a combustão.pt_BR
dc.format.extent85p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMotor elétricopt_BR
dc.subjectSimulação de tráfegopt_BR
dc.subjectDesempenho energéticopt_BR
dc.titleModelagem computacional de veículos elétricos em simulador microscópico de tráfego: impactos da eletrificação da frota em Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maurício Pereira Magalhães de Novaes-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7725016332833774pt_BR
dc.description.abstractxThe growth of private vehicle fleets in Brazilian cities, especially in capitals such as Recife, has led to significant impacts on urban mobility, notably the increase in congestion and its associated environmental and social consequences. Simultaneously, there is a growing trend in the adoption of electric vehicles as a more sustainable alternative, due to their lower pollutant emissions and reduced operational costs. In this context, this study aims to evaluate the effects of electric vehicle integration on urban traffic dynamics in the city of Recife. The adopted methodology is based on the application of the Gipps-Santos traffic simulation model, developed at the Thermal Systems Optimization Laboratory (UFPE), applied to a calibrated road segment in Recife—Via Mangue. Electric and combustion vehicles were modeled with equivalent characteristics, following the simulator’s requirements, allowing for a comparative traffic behavior analysis. Several scenarios were simulated, varying vehicle density and the proportion of electric vehicles in the fleet. The results enabled an investigation into the impact of electrification on speed profiles, energy performance, and system efficiency, contributing to the broader discussion on the role of electric vehicles in promoting more efficient and sustainable urban mobility.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5680406487348997pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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