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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66676
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SALLES, Conceição Gislaine Nóbrega Lima | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Bruna Fernanda da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T12:00:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T12:00:38Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| dc.date.submitted | 2025-09-16 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Bruna Fernanda da. Ludicidade e educação: a contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças na educação infantil. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66676 | - |
| dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar a contribuição da ludicidade no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, a partir da análise das concepções e práticas de professoras da rede pública municipal de Caruaru-PE. Apoiamo- nos em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados, aplicados a quatro docentes atuantes nessa etapa de ensino. A análise de dados permitiu identificar três eixos centrais: concepções sobre ludicidade e desenvolvimento infantil, a ludicidade como prática pedagógica no cotidiano escolar e desafios enfrentados para sua efetivação. Os resultados nos ajudam a pensar como as professoras reconhecem o brincar no contexto da Educação Infantil e como se experienciam as diferentes estratégias lúdicas que estimulam a imaginação, o brincar, a criatividade, o raciocínio lógico, as habilidades socioemocionais e motoras. Contudo, as professoras em suas falas nos dizem sobre suas limitações, relacionadas à falta de materiais e espaços adequados, ao tempo reduzido destinado ao brincar livre e à carência de formação continuada específica. Dessa forma, a partir do que nos dizem as professoras, entendemos que a ludicidade, quando mediada intencionalmente, integrada ao currículo e também quando experienciada de forma livre, sem limitações atreladas a habilidades, justificativas ou intencionalidades, constitui-se como um direito das crianças e um gesto potente para que as crianças experienciem momentos de aprendizagens, ensinamentos, brincadeiras, movimentos, alegrias e travessuras, sendo assim necessário investir em políticas, formações e recursos que garantam seu lugar central na prática educativa. | pt_BR |
| dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
| dc.title | Ludicidade e educação: a contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5083224347086512 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | This Course Completion Work aimed to investigate the contribution of playfulness in the integral development of children in Early Childhood Education, based on the analysis of the conceptions and practices of teachers from the municipal public school system of Caruaru-PE. We were based on a qualitative approach, of exploratory and descriptive nature, using semi- structured questionnaires as a data collection instrument, applied to four teachers working in this stage of teaching. The data analysis allowed us to identify three central axes: conceptions about playfulness and child development, playfulness as a pedagogical practice in everyday school life and challenges faced for its implementation. The results help us to think about how teachers recognize play in the context of Early Childhood Education and how different playful strategies that stimulate imagination, play, creativity, logical reasoning, socio-emotional and motor skills are experienced. However, the teachers in their statements tell us about their limitations, related to the lack of adequate materials and spaces, the reduced time allocated to free play and the lack of specific continuing educationelement. Thus, based on what the teachers tell us, we understand that playfulness, when intentionally mediated, integrated into the curriculum and also when experienced freely, without limitations linked to skills, justifications or intentionalities, constitutes a right of children and a powerful gesture for children to experience moments of learning, teaching, playing, movements, joys and mischief, and it is therefore necessary to invest in policies, training and resources that guarantee its central place in educational practice. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_BRUNA FERNANDA_CORRIGIDO.pdf | 395,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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