Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcelo Lins Muniz de Melo-
dc.contributor.authorSOUZA, Mateus Farias de-
dc.date.accessioned2025-10-22T15:35:21Z-
dc.date.available2025-10-22T15:35:21Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-10-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Mateus Farias de. A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671-
dc.description.abstractEste estudo visa examinar o impacto dos jogos matemáticos, tanto digitais quanto manipuláveis, no processo de ensino-aprendizagem da matemática durante o período de 2018 a 2024. A metodologia é feita através de revisão da literatura de artigos científicos e teses, concentrando-se em pesquisas que conectam o uso de jogos às práticas de ensino da matemática. Os resultados sugerem que os jogos matemáticos aumentam o envolvimento e a motivação dos alunos, além de aprimorar habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, criatividade e pensamento crítico. Concluindo, constatou-se que essas ferramentas ajudam no aprendizado de conceitos abstratos e diminuem a resistência à disciplina. Conclui-se que os jogos, quando utilizados de maneira planejada, são uma ferramenta valiosa para tornar o ensino da matemática mais dinâmico, e atendendo as necessidades do século XXI.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.titleA influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6596933221570288pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mateus Farias de Souza.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons