Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SANTOS, Marcelo Lins Muniz de Melo | - |
| dc.contributor.author | SOUZA, Mateus Farias de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T15:35:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T15:35:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
| dc.date.submitted | 2025-10-18 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Mateus Farias de. A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671 | - |
| dc.description.abstract | Este estudo visa examinar o impacto dos jogos matemáticos, tanto digitais quanto manipuláveis, no processo de ensino-aprendizagem da matemática durante o período de 2018 a 2024. A metodologia é feita através de revisão da literatura de artigos científicos e teses, concentrando-se em pesquisas que conectam o uso de jogos às práticas de ensino da matemática. Os resultados sugerem que os jogos matemáticos aumentam o envolvimento e a motivação dos alunos, além de aprimorar habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, criatividade e pensamento crítico. Concluindo, constatou-se que essas ferramentas ajudam no aprendizado de conceitos abstratos e diminuem a resistência à disciplina. Conclui-se que os jogos, quando utilizados de maneira planejada, são uma ferramenta valiosa para tornar o ensino da matemática mais dinâmico, e atendendo as necessidades do século XXI. | pt_BR |
| dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
| dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
| dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
| dc.subject | Revisão bibliográfica | pt_BR |
| dc.title | A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024 | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6596933221570288 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Recife | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Mateus Farias de Souza.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
