Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66643

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Joatan Silva de-
dc.date.accessioned2025-10-21T12:35:46Z-
dc.date.available2025-10-21T12:35:46Z-
dc.date.issued2025-08-01-
dc.date.submitted2025-09-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, joatan Silva de. O projeto “Cultura na escola” e as possíveis vivências ou não de um currículo (de)colonial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66643-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa a influência do Projeto “Cultura na Escola” na produção da memória (de)colonial e no fortalecimento do pertencimento à cultura local nos currículos escolares do município de Bezerros, Pernambuco. A pesquisa parte da compreensão de que a cultura popular, historicamente silenciada e marginalizada pelo colonialismo, encontra na decolonialidade um caminho para questionar e desconstruir as narrativas dominantes que ainda permeiam os espaços escolares. O estudo busca identificar a presença do projeto nos documentos curriculares, compreender a percepção do idealizador e dos artistas populares locais, e avaliar em que medida o projeto contribui para a vivência de um currículo (de)colonial. Para isso, fundamenta-se nos Estudos Pós-Coloniais Latino- Americanos e nas discussões sobre cultura popular e currículo escolar. Os resultados apontam para a importância do projeto na valorização das identidades e saberes periféricos, reforçando a necessidade de uma educação que dialogue com a memória e as tradições locais, rompendo com padrões coloniais ainda presentes na escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectMemória (de)colonialpt_BR
dc.subjectCurrículo localpt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.titleO projeto “Cultura na escola” e as possíveis vivências ou não de um currículo (de)colonial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.description.abstractxThis Course Conclusion Paper (TCC) analyzes the influence of the “Culture at School” Project on the production of (de)colonial memory and on strengthening the sense of belonging to local culture in the school curricula of the municipality of Bezerros, Pernambuco. The research is based on the understanding that popular culture, historically silenced and marginalized by colonialism, finds in decoloniality a path to question and deconstruct the dominant narratives that still permeate school spaces. The study seeks to identify the presence of the project in curricular documents, to understand the perception of the project’s creator and local popular artists, and to evaluate the extent to which the project contributes to the experience of a (de)colonial curriculum. For this purpose, it is based on Latin American Postcolonial Studies and on discussions about popular culture and school curriculum. The results point to the importance of the project in valuing peripheral identities and knowledge, reinforcing the need for an education that dialogues with memory and local traditions, breaking with colonial patterns still present in schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Joatan Silva de Oliveira PEDAGOGIA.pdf574,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons