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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66641
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LAUTERT, Síntria Labres | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mayra Lima Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-21T10:41:46Z | - |
dc.date.available | 2025-10-21T10:41:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mayra Lima Rodrigues. Ansiedade Matemática Durante a Pandemia da Covid-19: Vivências de Estudantes de Escolas Públicas do Ensino Médio de Goiana/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66641 | - |
dc.description.abstract | O estudo teve por objetivo geral analisar as manifestações da ansiedade matemática nos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio de Goiana/PE durante a pandemia da COVID-19 e de forma específica: (i) mapear os graus de ansiedade matemática durante o período da pandemia da COVID-19 considerando as variáveis investigadas (idade, sexo, ano escolar e renda familiar); (ii) identificar quais itens da escala de ansiedade matemática receberam mais declarações de alta e extrema ansiedade; (iii) investigar como os estudantes com alta ou extrema ansiedade à matemática estão vivenciando a disciplina de matemática; (iv) analisar os contextos determinantes presentes nas manifestações da ansiedade matemática dos estudantes com alta e extrema ansiedade; (v) examinar se existem possíveis associações entre a percepção dos estudantes quanto às modalidades de ensino durante a pandemia e a manifestação de alta e extrema ansiedade. Participaram do estudo 135 estudantes do Ensino Médio Regular, de ambos os sexos, frequentando a 1ª, 2ª e 3ª série de cinco escolas públicas do município de Goiana/PE. A investigação foi realizada remotamente e dividida em duas etapas. Na Etapa 1 os 135 estudantes foram solicitados a responderem dois instrumentos, pelo Google Forms: Questionário Perfil dos Participantes; Escala de Ansiedade à Matemática – EAM. A Etapa 2, ocorreu por meio de videoconferência na plataforma Google Meet, tendo sido aplicada a Técnica Tempestade de Ideias (brainstorming) e entrevistas semiestruturadas com nove participantes que apresentaram alta e extrema ansiedade na EAM. Para as análises quantitativas foi utilizado o Software IBM SPSS Statistics 20, na Etapa 1 do estudo. Para as análises qualitativas da Etapa 2, foram selecionadas declarações dos estudantes, durante a entrevista, para a criação de categorias, tendo sido estabelecidas cinco categorias através da Técnica Tempestade de Ideias (conteúdo matemático; interação escola/professor; emoções e aspectos psicológicos; características positivas; características negativas) e quatro categorias através das entrevistas semiestruturadas (modalidade de ensino das aulas de matemática; relação com a matemática; relação com os professores de matemática; relação familiar e a matemática). Os resultados evidenciaram, com relação às variáveis idade, sexo e ano escolar associação entre essas variáveis e os graus de ansiedade à matemática. No entanto, entre os estudantes pesquisados, não houve associação entre a variável renda familiar e os graus de ansiedade à matemática. Referente aos graus de ansiedade à matemática experimentados, a maioria dos casos se concentrou em ansiedade moderada (44,4%) e alta ansiedade (25,9%). Além disso, a maioria dos participantes (83,7%) denotou preferência pela modalidade de ensino presencial com relação às aulas de matemática. Conclui-se que, dentre os contextos que podem ter interferido nos altos níveis de ansiedade à matemática experimentados pelos estudantes e as dificuldades no estudo da matemática, durante a pandemia, foram destacados, principalmente, adversidades com os equipamentos tecnológicos e espaço físico de estudo, problemas de compreensão da disciplina no modelo remoto, relação distante com os professores e falta de suporte familiar nos estudos da matemática, em casa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade à Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Ansiedade Matemática Durante a Pandemia da Covid-19: Vivências de Estudantes de Escolas Públicas do Ensino Médio de Goiana/PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARMO, João dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6331381357172794 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1825422952986771 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The general objective of the study was to analyze the manifestations of mathematical anxiety in students from public high schools in Goiana/PE during the COVID-19 pandemic and specifically: (i) to map the degrees of mathematical anxiety during the pandemic period of COVID-19 considering the variables investigated (age, sex, school year and family income); (ii) identify which items on the mathematics anxiety scale received the most statements of high and extreme anxiety; (iii) investigate how students with high or extreme mathematics anxiety are experiencing the mathematics subject; (iv) analyze the determining contexts present in the manifestations of mathematical anxiety in students with high and extreme anxiety; (v) examine whether there are possible associations between students' perception of teaching modalities during the pandemic and the manifestation of high and extreme anxiety. 135 Regular High School students, of both sexes, participated in the study, attending the 1st, 2nd and 3rd grade of five public schools in the city of Goiana/PE. The investigation was carried out remotely and divided into two stages. In Stage 1, the 135 students were asked to answer two instruments, using Google Forms: Participant Profile Questionnaire; Mathematics Anxiety Scale – EAM. Stage 2 took place via videoconference on the Google Meet platform, using the Brainstorming Technique and semi-structured interviews with 9 participants who presented high and extreme anxiety during EAM. IBM SPSS Statistics 20 Software was used for quantitative analyzes in Stage 1 of the study. For the qualitative analyzes of Stage 2, student statements were selected during the interview to create categories, with five categories being established through the Storm of Ideas Technique (mathematical content; school/teacher interaction; emotions and psychological aspects; characteristics positive characteristics; negative characteristics) and four categories through semi structured interviews (teaching modality of mathematics classes; relationship with mathematics; relationship with mathematics teachers; family relationship and mathematics). The results showed, in relation to the variables age, sex and school year, a association between these variables and the degrees of mathematics anxiety. However, among the students surveyed, there was no association between the family income variable and degrees of mathematics anxiety. Regarding the degrees of mathematics anxiety experienced, the majority of cases focused on moderate anxiety (44.4%) and high anxiety (25.9%). Furthermore, the majority of participants (83.7%) indicated a preference for face-to-face teaching in relation to mathematics classes. It is concluded that, among the contexts that may have interfered with the high levels of mathematics anxiety experienced by students and the difficulties in studying mathematics, during the pandemic, the main highlights were adversities with technological equipment and physical study space, problems understanding the subject in the remote model, distant relationships with teachers and lack of family support in studying mathematics at home. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1263046410329694 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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