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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66602
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | COUTINHO, Solange Galvão | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Manoel Deisson Xenofonte | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-17T15:38:33Z | - |
dc.date.available | 2025-10-17T15:38:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Manoel Deisson Xenofonte. A produção editorial de Sérvulo Esmeraldo: o livro como espaço de criação e experimentação gráfica. 2025. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66602 | - |
dc.description.abstract | Esta tese investiga o percurso do artista cearense Sérvulo Esmeraldo no campo da produção editorial, tendo como problema de pesquisa a existência de uma lacuna ainda pouco explorada nesse aspecto de sua trajetória, amplamente documentada enquanto escultor e artista plástico. Nesse sentido, conta com um capítulo relacionado à história do artista e histórico e contexto de sua produção editorial, e incorpora entrevistas realizadas com Dodora Guimarães e Sabrina Esmeraldo, além de levantamentos documentais que possibilitam compreender as decisões de projeto, os processos de produção e as relações estabelecidas entre texto e imagem. A pesquisa busca identificar e analisar os livros concebidos por ele que se inserem nas categorias de álbuns, livros de artista e livros-objetos, considerando suas características materiais, gráficas e conceituais. Toma-se como hipótese que, em paralelo à sua produção artística, Sérvulo Esmeraldo desenvolveu projetos editoriais que manifestam uma expertise e experimentação gráfica e tipográfica significativas para torná-lo presente na produção historiográfica do design editorial no Brasil. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciá-lo enquanto um designer editorial, incluindo as atuações de autor e editor, com ênfase em suas experimentações gráficas e materiais. Para tanto, a partir dos acervos do IAC e do ISE, foi realizada uma abordagem descritiva e analítica, fundamentada em referências teóricas do design gráfico e editorial, em especial Lima E. (1998) e Drucker (1995). Na parte descritiva, foi desenvolvida uma ficha aplicada aos livros encontrados no acervo do ISE, visando compreender os modos como Esmeraldo explorou a materialidade editorial como extensão de sua prática artística. Essa ficha foi elaborada a partir de Lima G. (1997) e Lima E. (1998) e contém categorias relacionadas aos dados catalográficos, elementos gráficos, métodos, técnicas e materiais de produção e estrutura do livro. Para a compreensão das técnicas e materiais utilizados, foi realizada uma aferição por microscópio para identificação do tipo de impressão, assim como sobreposições de digitalizações de páginas de texto sobre espécimes tipográficos para identificação do tipo utilizado, como sugerem Aragão e Farias (2017). Outras formas de identificação das técnicas utilizadas, envolveram tentativas de reprodução dos impressos, realizadas em conjunto com José Lourenço Gonzaga, da Lira Nordestina e Carlos Henrique Soares, do Ateliê de Artes e Ofícios do Centro Cultural do Cariri. Os resultados confirmam a hipótese de 21 que Sérvulo Esmeraldo, para além de sua atuação enquanto artista, desenvolveu projetos editoriais com notável sensibilidade, experimentação e domínio técnico, sendo sua produção relevante para o campo do design editorial brasileiro, destacando uma prática que transita entre arte, autoria e experimentação gráfica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Sérvulo Esmeraldo | pt_BR |
dc.subject | História do design editorial | pt_BR |
dc.subject | Livros de artista | pt_BR |
dc.subject | Livros-objetos | pt_BR |
dc.subject | Álbuns | pt_BR |
dc.title | A produção editorial de Sérvulo Esmeraldo: o livro como espaço de criação e experimentação gráfica | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Edna Lúcia Oliveira da Cunha | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7846561814304799 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9487486919525854 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis investigates the trajectory of the Ceará-born artist Sérvulo Esmeraldo in the field of editorial production, taking as its research problem the existence of a still underexplored gap in this aspect of his career, which is otherwise widely documented as a sculptor and visual artist. In this regard, the study includes a chapter dedicated to the artist's biography and the historical context of his editorial work, and incorporates interviews conducted with Dodora Guimarães and Sabrina Esmeraldo, in addition to documentary surveys that help to understand the design decisions, production processes, and the relationships established between text and image. The research seeks to identify and analyze the books conceived by him that fall within the categories of albums, artist's books, and book-objects, considering their material, graphic, and conceptual characteristics. The hypothesis is that, in parallel with his artistic production, Esmeraldo developed editorial projects that demonstrate significant expertise and graphic and typographic experimentation, positioning him as a relevant figure in the historiographical production of editorial design in Brazil. Accordingly, the general aim is to highlight him as an editorial designer, including his roles as author and editor, with an emphasis on his graphic and material experimentation. To this end, based on the collections of the IAC and the ISE, a descriptive and analytical approach was undertaken, grounded in theoretical references from graphic and editorial design, particularly Lima E. (1998) and Drucker (1995). In the descriptive part, a cataloging form was developed and applied to the books found in the ISE collection, in order to understand how Esmeraldo explored editorial materiality as an extension of his artistic practice. This form was developed based on Lima G. (1997) and Lima E. (1998) and includes categories related to cataloging data, graphic elements, methods, techniques and production materials, and book structure.To understand the techniques and materials used, microscopic inspection was carried out to identify the printing methods, as well as overlays of digitized pages of text onto typographic specimens to determine the type used, as suggested by Aragão and Farias (2017). Other methods of identifying the techniques employed included attempts to reproduce the printed materials, carried out in collaboration with José Lourenço Gonzaga, from Lira Nordestina, and Carlos Henrique Soares, from the Arts and Crafts Workshop at the Cariri Cultural Center. The results confirm the hypothesis that Esmeraldo, beyond his work as an artist, developed editorial projects with remarkable sensitivity, experimentation, and technical 23 mastery, making his production relevant to the field of Brazilian editorial design and highlighting a practice that moves between art, authorship, and graphic experimentation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
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