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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66582

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dc.contributor.advisorANDRADE, Jackeline Amantino de-
dc.contributor.authorSILVA, Francilene Cardoso da-
dc.date.accessioned2025-10-17T01:41:52Z-
dc.date.available2025-10-17T01:41:52Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Francilene Cardoso da. Contribuições do Programa "UFRR Comunidade" para a responsabilidade social universitária da instituição. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66582-
dc.description.abstractA Responsabilidade Social Universitária (RSU) é um conceito referente ao compromisso ético, político e social das instituições de ensino superior com a sociedade. Ela vai além da simples prestação de serviços à comunidade, propondo uma reorientação do papel da universidade como agente ativo na transformação social. O fortalecimento da responsabilidade social nas Instituições de Ensino Superior é impulsionado pelas diretrizes do SINAES, consolidando uma cultura de compromisso ético e cidadão. A presente pesquisa analisa as contribuições do programa de extensão “UFRR Comunidade: Pessoas Refugiadas e Migrantes” para a efetivação da responsabilidade social universitária (RSU) na Universidade Federal de Roraima (UFRR), à luz das diretrizes do SINAES e dos marcos teóricos de autores como Calderón (2006), Vallaeys (2006, 2009, 2014), Eidt e Calgaro (2021). Inserido no contexto da migração forçada de venezuelanos para Roraima, o estudo busca compreender como a universidade pública se articula socialmente por meio da extensão. A pesquisa é qualitativa, com uso de entrevistas estruturadas e análise de conteúdo conforme Bardin (2016). As análises indicam que o programa fortalece a função social da universidade, promove a inclusão e desenvolve competências acadêmicas e sociais entre os envolvidos. Os resultados reforçam que a extensão, quando ancorada no diálogo com a comunidade e sustentada por práticas participativas, contribui para uma universidade mais democrática, comprometida com a justiça social e o desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectResponsabilidade social universitáriapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUFRRpt_BR
dc.subjectPrograma UFRR Comunidade: pessoas refugiadas e migrantespt_BR
dc.titleContribuições do Programa "UFRR Comunidade" para a responsabilidade social universitária da instituiçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2450012323185253pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6859223626901586pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxUniversity Social Responsibility (USR) is a concept that refers to the ethical, political and social commitment of higher education institutions to society. It goes beyond simply providing services to the community, proposing a reorientation of the university's role as an active agent in social transformation. The strengthening of social responsibility in Higher Education Institutions is driven by SINAES guidelines, consolidating a culture of ethical and civic commitment. This research analyzes the contributions of the extension program “UFRR Community: Refugees and Migrants” to the implementation of university social responsibility (RSU) at the Federal University of Roraima (UFRR), in light of the SINAES guidelines and the theoretical frameworks of authors such as Calderón (2006), Vallaeys (2006, 2009, 2014), Eidt e Calgaro (2021). Inserted in the context of the forced migration of Venezuelans to Roraima, the study seeks to understand how the public university articulates itself socially through extension. The research is qualitative, using structured interviews and content analysis according to Bardin (2016). Analyses indicate that the program strengthens the social function of the university, promotes inclusion and develops academic and social skills among those involved. The results reinforce that extension, when anchored in dialogue with the community and supported by participatory practices, contributes to a more democratic university, committed to social justice and sustainable development.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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