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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66543

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Carlos Celestino Rios e Souza-
dc.contributor.authorORTIS, Sama Maddalon-
dc.date.accessioned2025-10-15T12:27:34Z-
dc.date.available2025-10-15T12:27:34Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.identifier.citationORTIZ, Sama Maddalon. Estudo arqueológico do sítio de naufrágio Maragogi I, AL, Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66543-
dc.description.abstractO Sítio Arqueológico de Naufrágio Maragogi I foi localizado por arqueólogos da UFPE em 2021 e até o presente não havia sido investigado sistematicamente. Está situado na zona de arrebentação de recifes, a cerca de 3,5 km da praia de Maragogi, com profundidade máxima de 4 m. Esta pesquisa constitui o primeiro estudo arqueológico do sítio, que enriquece a história trágico-marítima do Brasil, particularmente da Capitania de Pernambuco, bem como contribui para a elaboração da Carta Arqueológica de Naufrágios de Alagoas. O objetivo foi contextualizar o sítio em relação à embarcação e ao naufrágio, visando determinar o tipo da embarcação e os fatores causadores do naufrágio. Aspectos da história marítima, trágico marítima e do contexto tecnológico náutico foram contrastados com os dados planimétricos do sítio e dos artefatos, obtidos por meio de prospecções subaquáticas não interventivas, com técnicas de Registro Sistemático Direto. Foram identificadas quatro âncoras, semelhantes aos modelos europeus utilizados entre os séculos XV e XIX, nove canhões de ferro fundido, cujo auge de uso ocorreu entre os séculos XVII e XVIII, além de ampla presença de lastro. Não foram encontrados vestígios estruturais do casco. A quantidade e tipologia dos canhões e âncoras, a profundidade do local e a extensão da distribuição dos vestígios sugerem se tratar de um navio construído em madeira, com sistema de propulsão a vela, deslocamento entre 200 e 500 t, comprimento entre 20 e 28 m e calado máximo de 4 m. O navio teria encalhado com a proa voltada para os recifes, devido à associação dos fatores humano, cartográfico, hidrometeorológico e/ou estrutural.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectArqueologia Subaquáticapt_BR
dc.subjectArqueologia Marítimapt_BR
dc.subjectNaufrágiopt_BR
dc.subjectProspecção Subaquáticapt_BR
dc.subjectCanhão de ferro fundidopt_BR
dc.subjectÂncorapt_BR
dc.subjectMaragogi-ALpt_BR
dc.titleEstudo arqueológico do sítio de naufrágio Maragogi I, AL, Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coAMARAL, Marilia Perazzo Valadares do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6059214965960158pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8949834343717662pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Arqueologiapt_BR
dc.description.abstractxThe Maragogi I Shipwreck Archaeological Site was discovered by archaeologists from UFPE in 2021 and had not been systematically recorded or investigated to date. It is in the reef break zone, approximately 3.5 km from Maragogi Beach, at a maximum depth of 4 meters. This is the first archaeological survey of the site, which enriches the maritime history of Brazil, particularly that of the Captaincy of Pernambuco, and contributes to the development of the Alagoas Shipwreck Archaeological Map. The objective was to contextualize the site in relation to the shipwreck and the vessel, aiming to determine the type of vessel and the factors leading to its sinking. Aspects of the maritime, maritime tragic history and nautical technology context were contrasted with the planimetric data of the site and the artifacts, obtained through non intrusive underwater surveys using Systematic Direct Recording techniques. Four anchors were identified, like European models used between the 15th and 19th centuries, nine cast iron cannons, commonly used between the 17th and 18th centuries, and a large quantity of ballast stones. No structural remains of the hull were found. The number and typology of the cannons and anchors, the depth of the site and the extent of the remains distribution indicate a wooden sailing vessel with a displacement of 200 to 500 t, approximately 20 to 28 m in length, and a maximum draft of 4 m. The ship likely ran aground with its bow pointing towards the reefs, due to the combination of human, cartographic, hydrometeorological and/or structural factors.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2570574187442383pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Arqueologia

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