Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66533

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Hermano Perrelli de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gabrielle Almeida de-
dc.date.accessioned2025-10-14T15:50:45Z-
dc.date.available2025-10-14T15:50:45Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-10-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabrielle Almeida de. Guias digitais como instrumento de apoio ao uso de frameworks de gerenciamento de projeto: o caso do Software Project Framework. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66533-
dc.description9pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um guia digital prático para o Software Project Framework (SPF), com foco em acessibilidade, clareza e minimalismo. O SPF, originalmente proposto por Moura (2011), constitui uma estrutura voltada à gestão de projetos de software, ainda carente de aplicações práticas amplamente difundidas. A iniciativa visa tornar seus fundamentos mais compreensíveis e utilizáveis por meio de uma abordagem instrucional e interativa. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, adota a metodologia Design Science Research (Hevner et al., 2004). O percurso metodológico envolveu uma revisão ad hoc da literatura, um levantamento de necessidades com membros do GP2 e o desenvolvimento do guia. A revisão abrangeu duas frentes: o estudo de diretrizes sobre usabilidade, design instrucional, acessibilidade e documentação minimalista; e a análise conceitual dos fundamentos do SPF, incluindo seus princípios e disciplinas. Como produto final, foi elaborado e publicado um site por meio da plataforma Canva Sites, estruturado com linguagem acessível, recursos visuais e exemplos aplicados. O material busca apoiar a compreensão e o uso do SPF em contextos acadêmicos e profissionais, contribuindo para sua apropriação por parte de estudantes, docentes e gestores em formação.pt_BR
dc.format.extent86p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSoftware Project Frameworkpt_BR
dc.subjectGuia digitalpt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectDocumentação técnicapt_BR
dc.titleGuias digitais como instrumento de apoio ao uso de frameworks de gerenciamento de projeto: o caso do Software Project Frameworkpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA NETA, Marta Maria Guedes da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9906166020816798pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the development of a practical digital guide for the Software Project Framework (SPF), focusing on accessibility, clarity, and minimalism. Originally proposed by Moura (2011), the SPF is a methodological structure aimed at software project management, which still lacks widely disseminated practical applications. The initiative seeks to make its principles more understandable and usable through an instructional and interactive approach. The research is applied in nature, with a qualitative approach, and adopts the Design Science Research methodology (Hevner et al., 2004). The methodological path involved an ad hoc literature review, a needs assessment with members of GP2, and the development of the guide. The literature review comprised two fronts: the study of guidelines on usability, instructional design, accessibility, and minimalist technical documentation; and the conceptual analysis of the SPF’s foundations, including its principles and disciplines. As the final product, a website was created and published using the Canva Sites platform, structured with accessible language, visual resources, and applied examples. The material aims to support the understanding and application of the SPF in academic and professional contexts, contributing to its appropriation by students, educators, and project managers in training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação pt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9593887284479078pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabrielle Almeida de Oliveira.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons