Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66532

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Felipe Wergete-
dc.contributor.authorSANTOS, Marciel Costa-
dc.date.accessioned2025-10-14T15:08:11Z-
dc.date.available2025-10-14T15:08:11Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-10-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Marciel Costa. Educação financeira: da escola para a vida. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Águas Belas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66532-
dc.description.abstractEste trabalho discute a importância da educação financeira no ambiente escolar, destacando seu papel na formação de cidadãos críticos, autônomos e conscientes economicamente. Por meio de uma pesquisa qualitativa e aplicada, foram desenvolvidas atividades práticas com alunos do ensino médio, como simulações de orçamento, metas de economia (“pé de meia”) e estudos de caso. Os resultados mostraram melhora na percepção dos estudantes sobre o uso do dinheiro e a valorização da educação financeira pelas famílias. A abordagem interdisciplinar, especialmente com a matemática, mostrou-se eficaz. Conclui-se que a educação financeira deve ser parte permanente do currículo escolar, contribuindo para uma sociedade mais justa e economicamente equilibrada. Palavras-chave: educação financeira, escola, cidadania, matemática.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecteducação financeirapt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.subjectmatemáticapt_BR
dc.titleEducação financeira: da escola para a vidapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8921970020058025pt_BR
dc.description.abstractxThis work discusses the importance of financial education in the school environment, highlighting its role in shaping critical, autonomous, and economically conscious citizens. Through qualitative and applied research, practical activities were developed with high school students, such as budgeting simulations, savings goals (“nest egg”), and case studies. The results showed an improvement in students’ awareness of money management and increased appreciation of financial education among families. The interdisciplinary approach, especially with mathematics, proved to be effective. It is concluded that financial education should be a permanent part of the school curriculum, contributing to a fairer and more economically balanced society. Keywords: financial education, school, citizenship, mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marciel Costa Santos.pdf596,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons