Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66532
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CRUZ, Felipe Wergete | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Marciel Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T15:08:11Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T15:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marciel Costa. Educação financeira: da escola para a vida. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Águas Belas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66532 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a importância da educação financeira no ambiente escolar, destacando seu papel na formação de cidadãos críticos, autônomos e conscientes economicamente. Por meio de uma pesquisa qualitativa e aplicada, foram desenvolvidas atividades práticas com alunos do ensino médio, como simulações de orçamento, metas de economia (“pé de meia”) e estudos de caso. Os resultados mostraram melhora na percepção dos estudantes sobre o uso do dinheiro e a valorização da educação financeira pelas famílias. A abordagem interdisciplinar, especialmente com a matemática, mostrou-se eficaz. Conclui-se que a educação financeira deve ser parte permanente do currículo escolar, contribuindo para uma sociedade mais justa e economicamente equilibrada. Palavras-chave: educação financeira, escola, cidadania, matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | educação financeira | pt_BR |
dc.subject | escola | pt_BR |
dc.subject | cidadania | pt_BR |
dc.subject | matemática | pt_BR |
dc.title | Educação financeira: da escola para a vida | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8921970020058025 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work discusses the importance of financial education in the school environment, highlighting its role in shaping critical, autonomous, and economically conscious citizens. Through qualitative and applied research, practical activities were developed with high school students, such as budgeting simulations, savings goals (“nest egg”), and case studies. The results showed an improvement in students’ awareness of money management and increased appreciation of financial education among families. The interdisciplinary approach, especially with mathematics, proved to be effective. It is concluded that financial education should be a permanent part of the school curriculum, contributing to a fairer and more economically balanced society. Keywords: financial education, school, citizenship, mathematics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marciel Costa Santos.pdf | 596,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons