Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66520

Compartilhe esta página

Título: Vivências do cavalo marinho como patrimônio imaterial : a trajetória e o legado do Mestre Zé de Bibi (2014-2025)
Autor(es): SANTANA, Silvaneide da Silva
Palavras-chave: Cavalo marinho; Patrimônio imaterial; Mestre Zé de Bibi
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: SANTANA, Silvaneide da Silva. Vivências do cavalo marinho como patrimônio imaterial: a trajetória e o legado do Mestre Zé de Bibi (2014-2025). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa analisou vivências do Cavalo Marinho como Patrimônio Imaterial a partir da trajetória e do legado de José Evangelista de Carvalho, o Mestre Zé de Bibi. Em diálogo com Beatriz de Miranda Brusantin (2011), Marcos Olender (2017) e Antonio Torres Montenegro (2024), entrevistamos o Mestre e sua filha Michelle de Jesus Carvalho, atual gestora e tesoureira do Boi Tira-Teima, brincadeira localizada no Sítio Malícia, na zona rural do município de Glória do Goitá - PE. Dessa forma, discutimos a sua atuação na cultura popular, enriquecendo a percepção sobre sua relevância como patrimônio imaterial e difundindo a história desse artista e brincante da cultura pernambucana.Concluímos que a trajetória do Mestre contribuiu na difusão e manutenção do folguedo no município, destacando a relevância deste Património Imaterial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66520
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Silvaneide da Silva Santana.pdf7,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons