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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66504

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dc.contributor.advisorSOUZA, Marco Antonio Mondaini de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Ana Kallynne Lins de Melo-
dc.date.accessioned2025-10-13T14:52:32Z-
dc.date.available2025-10-13T14:52:32Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.date.submitted2025-09-22-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ana Kallynne Lins de Melo. O acesso à informação como garantia de direitos: limitações na disseminação de informações e seus efeitos sobre o processo de cuidado dos usuários. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66504-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as limitações ao acesso à informação pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e como isso impacta na efetivação do serviço. Para isso, o estudo busca analisar a trajetória da Política Nacional de Saúde Mental, no que diz respeito ao Centro de Atenção Psicossocial; analisar as normativas, legislações e documentos com ênfase na divulgação dos direitos dos usuários; e identificar as limitações no acesso à informação sobre o serviço do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas para com os usuários. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com base no método histórico-dialético, permitindo uma análise crítica das relações sociais e das contradições presentes nas práticas de saúde mental. Foram utilizados documentos legislativos, resoluções do Conselho Federal de Serviço Social e produções acadêmicas publicadas entre 2000 e 2024, com foco nas transformações da política de saúde mental no Brasil. A pesquisa evidencia que a falta de informações claras sobre o funcionamento, acolhimento e atuação do CAPS AD gera insegurança e desconfiança, dificultando o acesso e a busca por atendimento. Além disso, busca-se compreender o papel da equipe multiprofissional, em especial o profissional de Serviço Social, na promoção do conhecimento e no autonomia dos usuários, em conformidade com o projeto ético-político da profissão. Conclui-se que garantir o acesso à informação é essencial para consolidar uma atenção psicossocial humanizada e pautada na dignidade dos sujeitos atendidos.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCentro de Atenção Psicossocialpt_BR
dc.subjectAcesso à Informaçãopt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectDireitos dos Usuáriospt_BR
dc.titleO acesso à informação como garantia de direitos: limitações na disseminação de informações e seus efeitos sobre o processo de cuidado dos usuáriospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3037885281663213pt_BR
dc.description.abstractxThe present course completion work aims to analyze the limitations of access to information by users of the Psychosocial Care Center for Alcohol and Other Drugs (CAPS AD) and how this impacts on service effectiveness. The research shows that the lack of clear information about the functioning, reception and performance of CAPS AD generates insecurity and mistrust, making access and search for care difficult. In addition, it seeks to understand the role of the multiprofessional team, especially the Social Service professional, in promoting knowledge and empowering users, in accordance with the ethical-political project of the profession. The research is exploratory and descriptive, based on the historical-dialectical method, allowing a critical analysis of social relations and contradictions present in mental health practices. Legislative documents, resolutions of the Federal Council of Social Service and academic productions published between 2000 and 2024 were used, focusing on the transformations of mental health policy in Brazil. It is concluded that guaranteeing access to information is essential to consolidate a humanized psychosocial attention and based on the dignity of the subjects served.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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