Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66460
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Fernanda da Costa Guimarães | - |
dc.contributor.author | MIRANDA, Rebeca Kamily Torres de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T18:28:12Z | - |
dc.date.available | 2025-10-09T18:28:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-08 | - |
dc.identifier.citation | Miranda, Rebeca Kamily Torres de. A importância da leitura na primeira infância. 2025. Trabalho de conclusão de curso ( Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuc, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66460 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo identificar a importância da leitura na primeira infância, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A pesquisa utilizou um estudo de caso em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado no município de Recife e buscou compreender as percepções dos professores sobre o estímulo à leitura no cotidiano escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando questionários como instrumento de coleta de dados. Posteriormente, os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo uma compreensão aprofundada das estratégias e desafios relacionados à promoção da leitura. Os resultados indicaram que as práticas de leitura adotadas contribuem significativamente para a formação do sujeito leitor, estimulando a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico das crianças. Contudo, os professores apontaram como principais desafios a falta de atenção e concentração dos alunos durante as atividades, assim como a insuficiência de estímulo familiar para o hábito da leitura. Nas considerações finais destacamos a valorização da leitura na primeira infância que é essencial para o desenvolvimento integral da criança e que a adoção de estratégias pedagógicas mais diversificadas pode potencializar os benefícios dessa prática. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Primeira infância | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes educacionais | pt_BR |
dc.title | A importância da leitura na primeira infância | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7703616604965455 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5363160577300994 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE) | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-3099-2149 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A_IMPORTA_NCIA_DA_LEITURA_NA_PRIMEIRA_INFA_NCIA_%284%29_assinado (1).pdf | 304,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons