Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66460

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Fernanda da Costa Guimarães-
dc.contributor.authorMIRANDA, Rebeca Kamily Torres de-
dc.date.accessioned2025-10-09T18:28:12Z-
dc.date.available2025-10-09T18:28:12Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-10-08-
dc.identifier.citationMiranda, Rebeca Kamily Torres de. A importância da leitura na primeira infância. 2025. Trabalho de conclusão de curso ( Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuc, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66460-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo identificar a importância da leitura na primeira infância, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A pesquisa utilizou um estudo de caso em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado no município de Recife e buscou compreender as percepções dos professores sobre o estímulo à leitura no cotidiano escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando questionários como instrumento de coleta de dados. Posteriormente, os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo uma compreensão aprofundada das estratégias e desafios relacionados à promoção da leitura. Os resultados indicaram que as práticas de leitura adotadas contribuem significativamente para a formação do sujeito leitor, estimulando a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico das crianças. Contudo, os professores apontaram como principais desafios a falta de atenção e concentração dos alunos durante as atividades, assim como a insuficiência de estímulo familiar para o hábito da leitura. Nas considerações finais destacamos a valorização da leitura na primeira infância que é essencial para o desenvolvimento integral da criança e que a adoção de estratégias pedagógicas mais diversificadas pode potencializar os benefícios dessa prática.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDiretrizes educacionaispt_BR
dc.titleA importância da leitura na primeira infânciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7703616604965455pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5363160577300994pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE)pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-3099-2149pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_IMPORTA_NCIA_DA_LEITURA_NA_PRIMEIRA_INFA_NCIA_%284%29_assinado (1).pdf304,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons