Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66459

Compartilhe esta página

Título: Possibilidades de intervenções por terapeutas ocupacionais na estimulação cognitiva em pessoas idosas em vários contextos: um estudo de revisão integrativa.
Autor(es): SOUSA, Antonio Luan Vasconcelos de
Palavras-chave: Terapia Ocupacional.; Envelhecimento Cognitivo.; Pessoas Idosas.; Treino Cognitivo.
Data do documento: 4-Ago-2025
Citação: SOUSA, Antonio Luan Vasconcelos de. Possibilidades de intervenções por terapeutas ocupacionais na estimulação cognitiva em pessoas idosas em vários contextos: um estudo de revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: Diante do contínuo envelhecimento populacional e da crescente longevidade, compreender as alterações próprias da senescência, como o declínio natural da cognição, torna-se essencial. Associada a outros fatores genéticos, ambientais e pessoais que afetam a cognição, a estimulação cognitiva assume um papel preventivo e terapêutico no cuidado à pessoa idosa, destacando-se nas intervenções conduzidas por terapeutas ocupacionais. Objetivo: Identificar as diferentes intervenções realizadas por terapeutas ocupacionais, no processo de estimulação cognitiva em pessoas idosas, em vários contextos. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado em cinco bases de dados eletrônicos e elaborado em seis fases, entre os meses de agosto de 2024 a julho de 2025. Resultados:Foram encontrados 161 artigos. Após leitura dos títulos, resumos, e aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram eliminados 140 artigos. Dos 21 restantes, somente 12 foram incluídos nesta revisão devido ao fato de responderem ao objetivo deste estudo. Discussão: Percebeu-se que em diferentes contextos, o terapeuta ocupacional faz uso da estimulação cognitiva através de distintos recursos, estratégias e técnicas, almejando alcançar os objetivos propostos com a pessoa idosa. Conclusão: Aplicada por terapeutas ocupacionais em diferentes contextos, a estimulação cognitiva contribui promovendo uma vida ativa, saudável e significativa, com manutenção das habilidades cognitivas e preservando a independência ocupacional e participação da pessoa idosa. Destaca-se a importância de novos estudos, visando ampliar as discussões e conhecimentos dos estudantes e profissionais no cuidado ao envelhecimento saudável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66459
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANTONIO LUAN VASCONCELOS DE SOUSA.pdf
  Item embargado até 2026-02-01
454,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons