Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66452
                Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SILVA, Jaqueline Barbosa da | - | 
| dc.contributor.author | BARBOZA, Beatriz Teixeira | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-09T16:29:42Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-09T16:29:42Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-08-19 | - | 
| dc.date.submitted | 2025-09-16 | - | 
| dc.identifier.citation | BARBOZA, Beatriz Teixeira. Documentação narrativa da memória das redes associacionistas do Agreste de Pernambuco: iniciativas descolonizadoras de experiências pedagógicas. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro Academico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66452 | - | 
| dc.description.abstract | A pesquisa buscou compreender as iniciativas descolonizadoras na produção das documentações narrativas disponibilizadas pelas redes associacionistas do agreste pernambucano. A investigação se aproximou da abordagem qualitativa com ênfase no enfoque narrativo (auto)biográfico, contemplando as documentações narrativas de três territórios educativos pernambucanos. Os resultados revelam que as redes associacionistas, ao promoverem processos horizontais de construção do conhecimento, valorizam práticas comunitárias e saberes ancestrais, rompendo com modelos educacionais verticalizados. A documentação narrativa disponibilizada pelas redes associacionistas revela o atendimento funcional, em atendimento a lógica capitalista; colaborativo, trilhado em coletividade sem perder a dimensão do caráter formativo do processo; e, transformador, enquanto formação coletiva que potencializa funções individuais e coletivas. Os resultados realçam que as experiências pedagógicas advindas das documentações narrativas fortalecem a preservação da memória coletiva, anunciando indícios de uma gramática contracolonial. | pt_BR | 
| dc.format.extent | 27p. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | openAccess | pt_BR | 
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR | 
| dc.subject | Experiências pedagógicas | pt_BR | 
| dc.subject | Redes associacionistas | pt_BR | 
| dc.subject | Documentação narrativa | pt_BR | 
| dc.subject | Descolonialidade | pt_BR | 
| dc.title | Documentação narrativa da memória das redes associacionistas do Agreste de Pernambuco: iniciativas descolonizadoras de experiências pedagógicas. | pt_BR | 
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5006262331140766 | pt_BR | 
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR | 
| dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/1521329074785824 | pt_BR | 
| dc.description.abstractx | he research sought to understand decolonizing initiatives in the production of narrative documentations made available by associational networks in the Agreste region of Pernambuco. The investigation adopted a qualitative approach with emphasis on the (auto)biographical narrative perspective, encompassing the narrative documentations of three educational territories in Pernambuco. The results reveal that the associational networks, by promoting horizontal processes of knowledge construction, value community practices and ancestral knowledge, breaking away from verticalized educational models. The narrative documentation provided by these networks reflects three dimensions: functional, aligned with the logic of capitalism; collaborative, built collectively while maintaining the formative character of the process; and transformative, as a collective formation that enhances both individual and collective functions. The findings highlight that the pedagogical experiences derived from these narrative documentations strengthen the preservation of collective memory, signaling the emergence of a counter-colonial grammar. | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR | 
| dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR | 
| dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR | 
| dc.degree.local | Caruaru | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Beatriz Teixeira Barboza.pdf | 424,84 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Este arquivo é protegido por direitos autorais | 
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
     
    
