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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66446

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dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorCOUTINHO, Felipe Mariz-
dc.date.accessioned2025-10-09T13:23:02Z-
dc.date.available2025-10-09T13:23:02Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Felipe Mariz. Uma análise global de indicadores estratégicos para responder a crise do setor de ônibus urbano brasileiro. 2025. Tese (Doutourado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66446-
dc.description.abstractO transporte público coletivo é uma das principais ferramentas para um desenvolvimento urbano mais sustentável. O Brasil está legislacionalmente alinhado com essa perspectiva, mas as boas intenções das políticas não se refletem na prática, já que as redes de ônibus urbano brasileiras são sempre alvo de críticas por parte dos operadores e dos usuários. Esta tese procura entender como indicadores estratégicos podem explicar e oferecer diretrizes de solução para essa situação. Para isso, este estudo compara indicadores estratégicos que expressem a modicidade dos fatores produtivos, a eficiência das redes e a competitividade intermodal de sistemas de transporte público coletivo de cidades brasileiras e de cidades de referência global. Além de revisão de literatura e de análise exploratória de dados, foi necessário recorrer a metodologias como análise de envoltória de dado e análises de sensibilidade. Alguns resultados interessantes podem ser extraídos da análise. Regra geral, os fatores de produção são menos módicos no Brasil do que em países mais ricos. Em segundo, existem oportunidades de melhoria na gestão técnica das redes. Em terceiro, as motocicletas representam a escolha mais atrativa nas cidades brasileiras, já que o transporte público é pouco competitivo temporalmente. As conclusões oferecem caminhos promissores para a solução do problema, tais como a realocação de recursos para subsidiar fatores produtivos, o desincentivo à motocicleta e o estímulo ao transporte público.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.titleUma análise global de indicadores estratégicos para responder a crise do setor de ônibus urbano brasileiropt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4689102077196729pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxPublic transportation is one of the key tools for achieving sustainable development. Brazil is legislatively aligned with this perspective, but the well- intentioned policies are not reflected in practice, as Brazilian urban bus networks are criticized by both operators and users. This thesis aims to understand how strategic indicators explain and offer solutions to this situation. To this end, the study proposes a comparison between the main strategic indicators of Brazilian public transportation systems and globally benchmarked public transportation systems: affordability of productive factors, network efficiency, and intermodal competitiveness. In addition to a literature review and exploratory data analysis, the research employs methodologies such as Data Envelopment Analysis (DEA) and sensitivity analyses. The results yield several notable insights. Generally speaking, production factors in Brazil are less affordable than in wealthier nations. Secondly, there are clear opportunities for improving the technical management of transit networks. Thirdly, motorcycles have emerged as the most attractive mode of transportation in Brazilian cities, given the relatively poor time competitiveness of public transit.The conclusions offer promising pathways to address the issue, such as reallocating resources to subsidize productive factors, disincentivizing motorcycle use, and promoting public transportation.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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