Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66408
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Maiana Cunha | - |
dc.contributor.author | ALENCAR, Gabriel Gadêlha Vernieri de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-07T16:47:09Z | - |
dc.date.available | 2025-10-07T16:47:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-06 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Gabriel Gadêlha Vernieri de. Desenvolvimento de uma luminária com conceito e estética inspirados no gênero musical heavy metal. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66408 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central desenvolver uma luminária conceitual cuja estética e conceito fossem inspirados no gênero musical Heavy Metal, unindo rigor metodológico, experimentação e expressão cultural. Para tanto, realizou-se uma releitura do método projetual de Gui Bonsiepe, adaptando suas macrofases (problematização, análise, definição do problema, geração de alternativas e projeto) ao desenvolvimento do artefato. Os procedimentos metodológicos contemplaram a análise semiótica visual e auditiva do álbum Temple of Shadows, da banda brasileira Angra, a identificação de elementos estéticos e simbólicos do gênero, bem como o uso de ferramentas digitais (Fusion 360, corte a laser e impressão 3D) associadas a acabamentos manuais. O resultado foi um protótipo de luminária que, além de cumprir requisitos técnicos e funcionais, consolidou-se como peça cultural e acadêmica, capaz de traduzir narrativas musicais em forma, luz e significado. A pesquisa demonstrou que o design pode atuar como mediador cultural, ultrapassando a função utilitária para assumir um papel simbólico, identitário e de pertencimento, especialmente no diálogo com nichos culturais como o público do Heavy Metal. Assim, este estudo contribui tanto para a literatura científica em design quanto para a valorização de expressões culturais específicas, oferecendo subsídios para novas investigações que integrem técnica, estética e emoção. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Heavy Metal | pt_BR |
dc.subject | Design de Produto | pt_BR |
dc.subject | Bonsiepe | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Luminária. | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma luminária com conceito e estética inspirados no gênero musical heavy metal | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5291656435162353 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Final Paper aimed to develop a conceptual luminaire whose aesthetics and concept were inspired by the Heavy Metal musical genre, combining methodological rigor, experimentation, and cultural expression. To achieve this goal, a reinterpretation of Gui Bonsiepe’s design method was carried out, adapting its macro-phases (problematization, analysis, problem definition, generation of alternatives, and project) to the development of the artifact. The methodological procedures included the visual and auditory semiotic analysis of the album Temple of Shadows, by the Brazilian band Angra, the identification of aesthetic and symbolic elements of the genre, as well as the use of digital tools (Fusion 360, laser cutting, and 3D printing) associated with manual finishing. The result was a prototype luminaire that, in addition to meeting technical and functional requirements, was consolidated as an academic and cultural artifact, capable of translating musical narratives into form, light, and meaning. The research demonstrated that design can act as a cultural mediator, going beyond its utilitarian function to assume a symbolic, identity-based, and belonging role, especially in dialogue with cultural niches such as the Heavy Metal audience. Therefore, this study contributes both to the scientific literature in design and to the valorization of specific cultural expressions, offering support for new investigations that integrate technique, aesthetics, and emotion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabriel Gadêlha Vernieri de Alencar.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons