Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66363
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Flávio Weinstein | - |
dc.contributor.author | ALEXANDRE, Gabriel Bandeira | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-03T14:14:15Z | - |
dc.date.available | 2025-10-03T14:14:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
dc.identifier.citation | ALEXANDRE, Gabriel Bandeira. Super-8 e resistência micropolítica no Recife (1973-1983). 2025. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66363 | - |
dc.description.abstract | Transitando entre a História e o Cinema, mais particularmente entre a história da ditadura militar brasileira e o cinema Super-8 em Pernambuco, neste trabalho estudamos como, entre 1973 e 1983, se manifestou a produção superoitista feita em Pernambuco (notadamente no Recife), considerando-se sobretudo a dimensão micropolítica de sua resistência e considerando- se parte da filmografia do cineasta e jornalista Geneton Moraes Neto. Em geral qualificada mediante as noções de Ciclo e/ou de Movimento, a aqui entendida Movimentação Super-8 fortaleceu tanto a cinematografia em Pernambuco como a cinematografia superoitista em outros estados brasileiros, que, ao longo dos anos 1970-1980, foi representada por curtas-metragens (maiormente), por cineastas de/em diversas regiões, por eventos os mais variados e por diferentes temas e gêneros fílmicos. Embora configurado enquanto um formato de cinema mais independente, menos dispendioso econômica e tecnicamente e mais distante da repressão e da censura militares, o Super-8 (fosse o realizado em Pernambuco, fosse o realizado em quaisquer outros territórios do Brasil) necessitou de vínculos institucionais, tratou-se dum empreendimento relativamente caro e foi alvo de ações censórias e repressivas. Com efeito (e através de soluções historiográficas), exploramos, complementamos e atualizamos alguns dados referentes à história do superoitismo em Pernambuco. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | cinema Super-8 | pt_BR |
dc.subject | ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | resistência micropolítica | pt_BR |
dc.subject | cinema em Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Geneton Moraes Neto | pt_BR |
dc.title | Super-8 e resistência micropolítica no Recife (1973-1983) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3363516199757474 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9299027485408607 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Transiting between History and Cinema, more particularly between the history of the Brazilian military dictatorship and Super-8 cinema in Pernambuco, in this work we study how, between 1973 and 1983, Super-8 production was made in Pernambuco (notably in Recife), considering above all the micropolitical dimension of its resistance and considering part of the filmography of filmmaker and journalist Geneton Moraes Neto. Generally qualified by the notions of Cycle and/or of Movement, the Super-8 Movement understood here fortified both cinematography in Pernambuco and Super-8 cinematography in other Brazilian states, which, throughout the 1970s-1980s, was represented by short films (mostly), by filmmakers from/in different regions, by the most varied events and by different themes and film genres. Although configured as a more independent cinema format, less economically and technically expensive and further away from military repression and censorship, Super-8 (whether produced in Pernambuco or in any other territory in Brazil) required institutional links, was a relatively expensive undertaking and was the target of censorship and repressive actions. In effect (and through historiographical solutions), we explored, complemented and updated some data relating to the history of superoitism in Pernambuco. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4806051901867661 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gabriel Bandeira Alexandre.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons