Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66363

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Flávio Weinstein-
dc.contributor.authorALEXANDRE, Gabriel Bandeira-
dc.date.accessioned2025-10-03T14:14:15Z-
dc.date.available2025-10-03T14:14:15Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.citationALEXANDRE, Gabriel Bandeira. Super-8 e resistência micropolítica no Recife (1973-1983). 2025. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66363-
dc.description.abstractTransitando entre a História e o Cinema, mais particularmente entre a história da ditadura militar brasileira e o cinema Super-8 em Pernambuco, neste trabalho estudamos como, entre 1973 e 1983, se manifestou a produção superoitista feita em Pernambuco (notadamente no Recife), considerando-se sobretudo a dimensão micropolítica de sua resistência e considerando- se parte da filmografia do cineasta e jornalista Geneton Moraes Neto. Em geral qualificada mediante as noções de Ciclo e/ou de Movimento, a aqui entendida Movimentação Super-8 fortaleceu tanto a cinematografia em Pernambuco como a cinematografia superoitista em outros estados brasileiros, que, ao longo dos anos 1970-1980, foi representada por curtas-metragens (maiormente), por cineastas de/em diversas regiões, por eventos os mais variados e por diferentes temas e gêneros fílmicos. Embora configurado enquanto um formato de cinema mais independente, menos dispendioso econômica e tecnicamente e mais distante da repressão e da censura militares, o Super-8 (fosse o realizado em Pernambuco, fosse o realizado em quaisquer outros territórios do Brasil) necessitou de vínculos institucionais, tratou-se dum empreendimento relativamente caro e foi alvo de ações censórias e repressivas. Com efeito (e através de soluções historiográficas), exploramos, complementamos e atualizamos alguns dados referentes à história do superoitismo em Pernambuco.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectcinema Super-8pt_BR
dc.subjectditadura militarpt_BR
dc.subjectresistência micropolíticapt_BR
dc.subjectcinema em Pernambucopt_BR
dc.subjectGeneton Moraes Netopt_BR
dc.titleSuper-8 e resistência micropolítica no Recife (1973-1983)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3363516199757474pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9299027485408607pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxTransiting between History and Cinema, more particularly between the history of the Brazilian military dictatorship and Super-8 cinema in Pernambuco, in this work we study how, between 1973 and 1983, Super-8 production was made in Pernambuco (notably in Recife), considering above all the micropolitical dimension of its resistance and considering part of the filmography of filmmaker and journalist Geneton Moraes Neto. Generally qualified by the notions of Cycle and/or of Movement, the Super-8 Movement understood here fortified both cinematography in Pernambuco and Super-8 cinematography in other Brazilian states, which, throughout the 1970s-1980s, was represented by short films (mostly), by filmmakers from/in different regions, by the most varied events and by different themes and film genres. Although configured as a more independent cinema format, less economically and technically expensive and further away from military repression and censorship, Super-8 (whether produced in Pernambuco or in any other territory in Brazil) required institutional links, was a relatively expensive undertaking and was the target of censorship and repressive actions. In effect (and through historiographical solutions), we explored, complemented and updated some data relating to the history of superoitism in Pernambuco.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4806051901867661pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gabriel Bandeira Alexandre.pdf3,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons