Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66350
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Cláudia Alves de | - |
dc.contributor.author | SALDANHA, Diógenes Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-03T13:30:35Z | - |
dc.date.available | 2025-10-03T13:30:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
dc.identifier.citation | SALDANHA, Diógenes Santos. Revisitando a arqueologia Potiguar: a cerâmica do Sítio Lagoa de Guaraíras, Senador Georgino Avelino, Rio Grande do Norte. 2025. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66350 | - |
dc.description.abstract | O sítio arqueológico da Lagoa de Guaraíras, localizado em Senador Georgino Avelino, Rio Grande do Norte é um importante testemunho de práticas de disposição e mobilidade dos povos originários do território, bem como seus aspectos tecnológicos e cotidianos. Apesar das diversas pesquisas realizadas nos sítios arqueológicos dessa região, ainda não existe um consenso sobre a filiação cultural da tecnologia cerâmica utilizada por esses grupos, assim como sobre a cronologia de ocupação nessa área. Nesse sentido, questiona-se quem produziu a cerâmica Papeba, foram os grupos filiados a Tradição Aratu ou grupos diferentes, ainda não pesquisado pelos arqueólogos da região. Quais os marcadores que poderiam ser indicados para estabelecer as distintas tecnologias nessa área? Trabalha-se com a hipótese de que a referida cerâmica poderia pertencer a povos originários ainda não caracterizados pelas pesquisas arqueológicas. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é caracterizar o perfil técnico cerâmico do sítio Lagoa de Guaraíras e identificar os seus marcadores tecnotipológicos. Considerando seu contexto arqueológico, histórico e ambiental. Verifica-se uma predominância de artefatos utilitários, com técnicas de manufatura acordelada e um foco na funcionalidade, em detrimento da estética. A pesquisa identificou características que se aproximam da cerâmica da fase Papeba e Tradição Aratu, embora a ausência de elementos diagnósticos típicos da segunda tradição sugira a associação com a fase referida. A cerâmica da Lagoa de Guaraíras reflete uma complexidade cultural, evidenciando a interação entre diferentes grupos indígenas e suas práticas. A pesquisa ressalta a importância de novas investigações e comparações mais amplas para aprofundar a compreensão das dinâmicas sociais e culturais das populações originárias do Rio Grande do Norte, reconhecendo que a arqueologia é um campo em constante evolução, repleto de lacunas e desafios. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cerâmica Arqueológica | pt_BR |
dc.subject | Lagoa de Guaraíra | pt_BR |
dc.subject | Papeba | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Populações Originárias | pt_BR |
dc.title | Revisitando a arqueologia Potiguar : a cerâmica do Sítio Lagoa de Guaraíras, Senador Georgino Avelino, Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1414359567527014 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7567746765435723 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Arqueologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The archaeological site of Lagoa de Guaraíras, located in Senador Georgino Avelino, Rio Grande do Norte, is an important testimony to the disposal and mobility practices of the indigenous peoples of the territory, as well as their technological and everyday aspects. Despite the various studies conducted at the archaeological sites in this region, there is still no consensus on the cultural affiliation of the ceramic technology used by these groups, nor on the chronology of occupation in this area. In this sense, questions arise about who produced the Papeba ceramics: were they groups affiliated with the Aratu Tradition or different groups that have not yet been researched by archaeologists in the region? What markers could be indicated to establish the distinct technologies in this area? The hypothesis posits that the aforementioned ceramics could belong to indigenous peoples not yet characterized by archaeological research. In this way, the objective of this research is to characterize the technical ceramic profile of the Lagoa de Guaraíras site and identify its techno-typological markers, considering its archaeological, historical, and environmental context. A predominance of utilitarian artifacts is observed, with cord-marked manufacturing techniques and a focus on functionality over aesthetics. The research identified characteristics that approximate the ceramics of the Papeba phase and the Aratu Tradition, although the absence of typical diagnostic elements from the latter tradition suggests an association with the former phase. The ceramics of Lagoa de Guaraíras reflect a cultural complexity, evidencing interactions between different indigenous groups and their practices. The research underscores the importance of new investigations and broader comparisons to deepen the understanding of the social and cultural dynamics of the indigenous populations of Rio Grande do Norte, recognizing that archaeology is a constantly evolving field, full of gaps and challenges. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Arqueologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Diógenes Santos Saldanha.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons