Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66344
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TAROUCO, Gabriela da Silva | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Hugo de Azevedo Bastos Pessanha da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-02T20:35:09Z | - |
dc.date.available | 2025-10-02T20:35:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-20 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Hugo de Azevedo Bastos Pessanha da. Sob que condições a Noruega aboliu a Câmara Alta?: uma análise documental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política/Relações Internacionais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66344 | - |
dc.description.abstract | Sob que condições a Noruega aboliu a câmara alta? Mudanças institucionais são temas complexos nas democracias contemporâneas. Apesar de não serem tão comuns, mudanças no sistema cameral ocorrem e sua explicação não é trivial. Com enfoque nos países escandinavos, a literatura sobre este tema sugere que as mudanças ocorrem a partir das preferências estratégicas dos partidos políticos, cujo objetivo central é maximizar as chances de formar ou compor um governo. Eliminam participação de grupos de interesse ou movimentos sociais e indicam que, para que este tema entre na agenda é necessário haver um problema de cunho institucional e uma janela de oportunidade partidária. O resultado é um ponto de equilíbrio nas posições dos partidos quanto a diversas outras mudanças constitucionais. No caso Norueguês, as condições mudam um pouco, não havendo preocupação na composição do executivo. Mas permanecem os fatores que indicam um desfecho consensual e uma reforma mais ampla. É notório, também um interesse estratégico dos partidos com a medida, para além da ineficiência institucional ou de algum problema de cunho democrático. No caso da Noruega, a intenção de despolitizar o Tribunal de Impeachment. Resultados indicam que, apesar de os partidos serem os atores centrais nesses tipos de mudança, a ideologia não é um fator determinante e que partidos no governo demoram a considerar possibilidades de mudança no status quo. De modo geral, os achados desse estudo contribuem no sentido de ajudar a explicar como os partidos se comportam em mudanças constitucionais e quais as implicações do bicameralismo na dinâmica legislativa de países parlamentaristas unitários. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Bicameralismo | pt_BR |
dc.subject | Mudança institucional | pt_BR |
dc.subject | Parlamentarismo | pt_BR |
dc.title | Sob que condições a Noruega aboliu a Câmara Alta? : uma análise documental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9996678932691064 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3456458764216995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Under what conditions did Norway abolish the upper chamber? Institutional changes are complex topics in contemporary democracies. Although not very common, changes in the legislative chamber system do occur, and their explanation is not trivial. Focusing on Scandinavian countries, the literature on this topic suggests that changes arise from the strategic preferences of political parties, whose central goal is to maximize the chances of forming or joining a government. This literature excludes the participation of interest groups or social movements and indicates that for this issue to enter the agenda, there must be an institutional problem and a party opportunity window. The result is an equilibrium point in party positions regarding various other constitutional changes. In the Norwegian case, the conditions differ somewhat, with no concern about executive composition. However, factors indicating a consensual outcome and broader reform remain. There is also a clear strategic interest of parties in the measure, beyond institutional inefficiency or any democratic problem. In Norway’s case, the aim was to depoliticize the Impeachment Court. The results indicate that, although parties are the central actors in these types of change, ideology is not a determining factor, and parties in government take time to consider possibilities of change to the status quo. Overall, the findings contribute to explaining how parties behave in constitutional changes and the implications of bicameralism in the legislative dynamics of unitary parliamentary countries. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Ciência Política | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCP) - Departamento de Ciência Política | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciência Política/Relações Internacionais | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-7067-935X | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_attena.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons