Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66313
Comparte esta pagina
Título : | Práticas de alfabetização no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso do livro didático da coleção “entre laços” por professores da rede municipal de Recife |
Autor : | ROGES, Rita de Cássia Loureiro QUEIROZ, Myrna Suellen Malafaia |
Palabras clave : | alfabetização; livro didático; PNLD |
Fecha de publicación : | 8-abr-2025 |
Citación : | QUEIROZ, Myrna Suellen Malafaia; ROGES, Rita de Cássia Loureiro; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Práticas de alfabetização no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso do livro didático da coleção “Entre Laços” por professores da rede municipal de Recife. Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Muito se fala sobre alfabetização e letramento e cada um tem uma ideia sobre o que essas palavras se referem, mas o que é alfabetização? No Brasil, a alfabetização vem sendo um desafio a ser cumprido, pois temos várias formas de alfabetizar. Os programas de aquisição de livros didáticos executados pelo Governo Federal destacam-se como uma das ações relevantes da União para apoiar a qualidade da educação nos estados e municípios. Diante da pluralidade de possibilidades de escolhas de livros e coleções a serem utilizadas pelos docentes no ciclo alfabetizador, esse projeto pretendeu analisar as práticas de alfabetização que podem ser desenvolvidas por professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Recife que utilizam o livro de Língua Portuguesa da coleção Entre Laços, aprovado pelo PNLD 2023, que aconteceu no âmbito da Política Nacional de Alfabetização (PNA), que defendia a instrução fônica como a mais eficaz para alfabetizar as crianças. Como procedimentos metodológicos realizamos a análise documental do Volume 1 da referida coleção, além de entrevista com uma professora que leciona em uma escola da Rede Municipal de Recife, e observações de suas aulas. Os resultados indicaram que, no que se refere à apropriação da escrita alfabética, o livro possui atividades com letras e fonemas em consonância com a PNA. Quanto aos usos do livro didático pela docente, a análise dos dados revelou que a professora utiliza o livro de maneira autônoma, relacionando-o com o seu planejamento e desenvolvendo estratégias para além do que o material recomenda. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66313 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Queiroz Roges.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons