Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66295
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barroso, Maria Aída Falcão Santos | - |
dc.contributor.author | Chaves, Orlando Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-29T18:46:05Z | - |
dc.date.available | 2025-09-29T18:46:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-09 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Orlando Araújo. Práticas educativas musicais em um coral de iniciantes na Igreja Assembleia de Deus do Brás - PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66295 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é um relato de experiência sobre as práticas educativas musicais realizadas no coral criado pelo autor, na igreja Assembleia de Deus – Brás, localizada na cidade do Recife-PE. Tem, como objetivo geral, discutir como as práticas educativas musicais podem auxiliar em um coral de iniciantes e, como objetivos específicos, relatar a experiência como o coral de iniciantes na igreja ADBRÁS-PE; identificar os processos didáticos envolvidos nos ensaios do coral; debater as práticas educativas musicais realizadas ao longo dos ensaios. O texto se fundamenta em autores na área do canto coral, entre eles: Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (1989, 1990), Rita Fucci Amato (2007) e Carlos Alberto Figueiredo (2006). Com o apoio do levantamento bibliográfico realizado, buscou-se compreender o papel do regente à frente de um coral e como o mal uso das práticas pode acarretar problemas vocais nos integrantes. À luz desses elementos, buscou-se elucidar a questão apresentada pelo autor, de quais práticas musicais podem ser utilizadas em um coral de iniciantes. As questões levantadas foram colocadas em diálogo com a descrição dos ensaios e performances que foram realizadas com o coral apresentado no relato de experiência, além das práticas musicais que foram aplicadas e os resultados obtidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | canto coral | pt_BR |
dc.subject | ensaios de coral | pt_BR |
dc.subject | canto coral em igrejas | pt_BR |
dc.subject | regência de corais | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas musicais em um coral de iniciantes na Igreja Assembleia de Deus do Brás - PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9217590884500280 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8495338048451219 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents an account of the musical-educational practices developed in the choir founded by the author at the Assembleia de Deus – Brás church, located in Recife, Pernambuco. The general objective is to discuss how musical-educational practices can support a beginner choir. The specific objectives are: to report the experience of working with a beginner choir at ADBRÁS-PE; to identify the teaching processes involved in the rehearsals; and to discuss the musical-educational practices implemented during these sessions. The discussion is grounded in authors from the field of choral singing, including Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (1989, 1990), Rita Fucci Amato (2007), and Carlos Alberto Figueiredo (2006). Supported by this bibliographic research, we sought to understand the role of the conductor in leading a choir, as well as how inappropriate practices may result in vocal problems for its members. Based on these elements, the study aims to address the central question posed by the author: which musical practices can be effectively applied in a beginner choir? The issues raised are analyzed in light of the description of the rehearsals and performances carried out with the choir in this case study, alongside the practices applied and the results achieved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Orlando Araújo Chaves.pdf | 914,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons