Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66295

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, Maria Aída Falcão Santos-
dc.contributor.authorChaves, Orlando Araújo-
dc.date.accessioned2025-09-29T18:46:05Z-
dc.date.available2025-09-29T18:46:05Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2025-09-09-
dc.identifier.citationCHAVES, Orlando Araújo. Práticas educativas musicais em um coral de iniciantes na Igreja Assembleia de Deus do Brás - PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66295-
dc.description.abstractEste trabalho é um relato de experiência sobre as práticas educativas musicais realizadas no coral criado pelo autor, na igreja Assembleia de Deus – Brás, localizada na cidade do Recife-PE. Tem, como objetivo geral, discutir como as práticas educativas musicais podem auxiliar em um coral de iniciantes e, como objetivos específicos, relatar a experiência como o coral de iniciantes na igreja ADBRÁS-PE; identificar os processos didáticos envolvidos nos ensaios do coral; debater as práticas educativas musicais realizadas ao longo dos ensaios. O texto se fundamenta em autores na área do canto coral, entre eles: Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (1989, 1990), Rita Fucci Amato (2007) e Carlos Alberto Figueiredo (2006). Com o apoio do levantamento bibliográfico realizado, buscou-se compreender o papel do regente à frente de um coral e como o mal uso das práticas pode acarretar problemas vocais nos integrantes. À luz desses elementos, buscou-se elucidar a questão apresentada pelo autor, de quais práticas musicais podem ser utilizadas em um coral de iniciantes. As questões levantadas foram colocadas em diálogo com a descrição dos ensaios e performances que foram realizadas com o coral apresentado no relato de experiência, além das práticas musicais que foram aplicadas e os resultados obtidos.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectcanto coralpt_BR
dc.subjectensaios de coralpt_BR
dc.subjectcanto coral em igrejaspt_BR
dc.subjectregência de coraispt_BR
dc.titlePráticas educativas musicais em um coral de iniciantes na Igreja Assembleia de Deus do Brás - PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9217590884500280pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8495338048451219pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents an account of the musical-educational practices developed in the choir founded by the author at the Assembleia de Deus – Brás church, located in Recife, Pernambuco. The general objective is to discuss how musical-educational practices can support a beginner choir. The specific objectives are: to report the experience of working with a beginner choir at ADBRÁS-PE; to identify the teaching processes involved in the rehearsals; and to discuss the musical-educational practices implemented during these sessions. The discussion is grounded in authors from the field of choral singing, including Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (1989, 1990), Rita Fucci Amato (2007), and Carlos Alberto Figueiredo (2006). Supported by this bibliographic research, we sought to understand the role of the conductor in leading a choir, as well as how inappropriate practices may result in vocal problems for its members. Based on these elements, the study aims to address the central question posed by the author: which musical practices can be effectively applied in a beginner choir? The issues raised are analyzed in light of the description of the rehearsals and performances carried out with the choir in this case study, alongside the practices applied and the results achieved.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Orlando Araújo Chaves.pdf914,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons