Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66283

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Eva Carolina da-
dc.contributor.authorSANTOS, Giovana França dos-
dc.date.accessioned2025-09-29T14:28:53Z-
dc.date.available2025-09-29T14:28:53Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.date.submitted2025-09-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Giovana França dos. Online Fanfiction Reading as a Catalyst for Second Language Learning. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Inglês) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66283-
dc.description.abstractThis study investigates the role of online fanfiction reading as a catalyst for foreign language acquisition, specifically English. Drawing on Krashen’s (1982 Input and Affective Filter Hypotheses, Dornyei’s (1998) motivation theory, and Jenkins’ (2006) concept of participatory culture, the research explores how fanfiction fosters language development through immersive, interest-driven literacy practices. A qualitative-quantitative methodology was used via a Google Forms questionnaire, gathering responses from 127 fanfiction readers across diverse linguistic backgrounds. Findings reveal that fanfiction provides consistent exposure to authentic English input, enhances vocabulary, reading, and writing skills, and motivates learners through emotional engagement and community interaction. Notably, even participants who did not consciously use fanfiction for learning reported significant language gains. The study concludes that fanfiction serves as a valuable supplement to formal education, offering a low-anxiety, learner-centered environment that promotes sustained language development.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectOnline Fanfiction Reading,pt_BR
dc.subjectSecond Language Acquisitionpt_BR
dc.subjectEnglish as a Foreign Languagept_BR
dc.subjectParticipatory Culture;pt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.titleOnline Fanfiction Reading as a Catalyst for Second Language Learningpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3575831122455566pt_BR
dc.description.abstractxEste estudo investiga o papel da leitura de fanfics online como catalisador para a aquisição de língua estrangeira, especificamente o inglês. Com base nas Hipóteses de Input e Filtro Afetivo de Krashen, na teoria da motivação de Dornyei e no conceito de cultura participativa de Jenkins, a pesquisa explora como as fanfics promovem o desenvolvimento da linguagem por meio de práticas literárias imersivas e orientadas por interesse. Uma metodologia quali-quantitativa foi empregada por meio de um questionário do Google Forms, reunindo respostas de 127 leitores de fanfics de diversas origens linguísticas. Os resultados revelam que as fanfics proporcionam exposição consistente a inputs autênticos em inglês, aprimoram o vocabulário, as habilidades de leitura e escrita e motivam os alunos por meio do engajamento emocional e da interação com a comunidade. Notavelmente, mesmo os participantes que não usaram fanfics conscientemente para aprender, relataram ganhos significativos no idioma. O estudo conclui que as fanfics servem como um valioso complemento à educação formal, oferecendo um ambiente de baixa ansiedade e centrado no aluno, que promove o desenvolvimento sustentado da linguagem.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Giovana França dos Santos.pdf875,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons