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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66273

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMANDÚ, Thamyris Mariana Camarote-
dc.contributor.authorSANTOS, Hemily Thaízy dos-
dc.date.accessioned2025-09-26T17:40:13Z-
dc.date.available2025-09-26T17:40:13Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-09-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Hemily Thaízy dos. A Educação Não Formal na Infância: Impactos e Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66273-
dc.description.abstractA educação não formal é entendida como um conjunto de práticas educativas que ocorrem fora do ambiente escolar regular, em espaços como museus, centros culturais, ONGs e projetos sociais. Ela se caracteriza pela flexibilidade de práticas e espaços e por valorizar a autonomia e o protagonismo das crianças, promovendo experiências mais livres, criativas e ligadas ao cotidiano. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar como a educação não formal tem sido abordada nas pesquisas da área de educação, com foco em sua contribuição para o desenvolvimento infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica nas bases de dados: Portal de Periódicos da Capes, SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para isso, foram analisados estudos dentro do recorte temporal de dez anos (2015-2025), com o intuito de identificar como esse tema vem sendo abordado na literatura acadêmica e quais os impactos percebidos no desenvolvimento infantil. Os resultados apontam que essa modalidade educativa favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças, promovendo aprendizagens significativas por meio de vivências práticas, lúdicas e sociais. Ao mesmo tempo, foram identificados desafios importantes, como a escassez de recursos e o pouco reconhecimento institucional. Conclui-se que a educação não formal é uma aliada fundamental no processo de formação das crianças e precisa ser mais valorizada. Ela amplia o acesso ao conhecimento e contribui para uma educação mais inclusiva, diversa e conectada com as necessidades da infância na atualidade.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Não Formalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Integral da Criançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas Formativaspt_BR
dc.titleA Educação Não Formal na Infância: Impactos e Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criançapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7052921166435159pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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