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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66273
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MANDÚ, Thamyris Mariana Camarote | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Hemily Thaízy dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T17:40:13Z | - |
dc.date.available | 2025-09-26T17:40:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Hemily Thaízy dos. A Educação Não Formal na Infância: Impactos e Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66273 | - |
dc.description.abstract | A educação não formal é entendida como um conjunto de práticas educativas que ocorrem fora do ambiente escolar regular, em espaços como museus, centros culturais, ONGs e projetos sociais. Ela se caracteriza pela flexibilidade de práticas e espaços e por valorizar a autonomia e o protagonismo das crianças, promovendo experiências mais livres, criativas e ligadas ao cotidiano. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar como a educação não formal tem sido abordada nas pesquisas da área de educação, com foco em sua contribuição para o desenvolvimento infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica nas bases de dados: Portal de Periódicos da Capes, SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para isso, foram analisados estudos dentro do recorte temporal de dez anos (2015-2025), com o intuito de identificar como esse tema vem sendo abordado na literatura acadêmica e quais os impactos percebidos no desenvolvimento infantil. Os resultados apontam que essa modalidade educativa favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças, promovendo aprendizagens significativas por meio de vivências práticas, lúdicas e sociais. Ao mesmo tempo, foram identificados desafios importantes, como a escassez de recursos e o pouco reconhecimento institucional. Conclui-se que a educação não formal é uma aliada fundamental no processo de formação das crianças e precisa ser mais valorizada. Ela amplia o acesso ao conhecimento e contribui para uma educação mais inclusiva, diversa e conectada com as necessidades da infância na atualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Não Formal | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Integral da Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas Formativas | pt_BR |
dc.title | A Educação Não Formal na Infância: Impactos e Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7052921166435159 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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